Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Agenda sobre Saúde, Investigação Clínica e Translação apresentada no Ciência 2017

Início/Eventos, Investigação/Agenda sobre Saúde, Investigação Clínica e Translação apresentada no Ciência 2017

Agenda sobre Saúde, Investigação Clínica e Translação apresentada no Ciência 2017

Foram apresentados no passado dia 5 de julho, durante o Encontro Ciência 2017, realizado em Lisboa, os primeiros dados da Agenda de I&I sobre Saúde, Investigação Clínica e Translação. Promovida sob os auspícios da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, esta Agenda foi criada a par de outras 13 Agendas Temáticas, com o objetivo de “mobilizar os diferentes atores nacionais, contribuindo para encontrar respostas com base em conhecimento científico para diferentes desafios da sociedade”.

Numa lógica bottom-up, “com o envolvimento da comunidade científica, tecnológica e empresarial, e de outras entidades”, a Agenda de Investigação sobre Saúde, Investigação Clínica e Translação integrou 50 peritos de diferentes setores e implicou uma consulta pública bem-sucedida, que permitiu a recolha de 17 contribuições do público interessado.

“Em Portugal, a Saúde é um setor estratégico para o desenvolvimento social e económico, e a cadeia de valor está em franco crescimento, gerando, ano após ano, mais conhecimento, inovação e valor”, defenderem os coordenadores desta agenda, salientando que “o investimento em I&D em Portugal tem crescido 12,5% por ano e os doutoramentos crescem a um ritmo anual de 10%. O número de publicações e de patentes acompanham esta tendência, apresentando taxas de crescimento anuais de 12,2% e de 17,3%, respetivamente”.

Neste seguimento, a equipa de peritos definiu já os cinco subtemas prioritários, no âmbito da Saúde, Investigação Clínica e Translação, que deverão orientar a continuação dos trabalhos – Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável; Medicina Personalizada e Biomarcadores; Farmacologia, Medicamento e Terapias Avançadas; Saúde Digital e Tecnologias Médicas; e Avaliação das Tecnologias e Intervenções em Saúde e Rápido Acesso à Inovação.

O CINTESIS contribui ativamente para o desenvolvimento dos trabalhos da Agenda Temática de Saúde, Investigação Clínica e Translação, através da participação dos investigadores Pedro Pereira Rodrigues e Luís Azevedo, e do líder da Unidade de I&D, Altamiro da Costa Pereira que integra a equipa de coordenação da Agenda.

Note-se que as Agendas Temáticas de I&I foram criadas na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2016 de 3 de junho e, em particular, do definido no anexo “Compromisso com o Conhecimento e a Ciência: o Compromisso com o Futuro”. Além de identificarem os pontos fortes do país em cada tema, “as agendas deverão permitir apontar áreas que se configurem como emergentes e promissoras para a comunidade de investigação e inovação portuguesa”, defende a FCT.

By | 2017-07-07T00:23:42+00:00 Julho 7th, 2017|Categories: Eventos, Investigação|Tags: , , , , , |Comentários fechados em Agenda sobre Saúde, Investigação Clínica e Translação apresentada no Ciência 2017

About the Author: