Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Carlos Sequeira

Início/Carlos Sequeira
Carlos Sequeira 2017-06-22T13:40:42+00:00
Carlos Sequeira
Carlos Sequeira
OrcidAuthenticus

Grupo de Investigação: NursID
Polo: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Áreas de Investigação: Saúde Mental, Envelhecimento Ativo, Gerontologia, Sistemas de Informação, Psicologia Positiva

Investigador principal do Grupo de Investigação NursID do CINTESIS, Carlos Sequeira é professor coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESENF).

Concluiu o Doutoramento em Ciências da Enfermagem em 2007, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, na área das necessidades dos cuidadores de pacientes com demência. Assinou mais de 60 artigos científicos publicados em revistas científicas com fator de impacto sobre este e outros tópicos e sumarizou muito deste conhecimento em 3 das 16 obras que já publicou: “Cuidar de Idosos Dependentes” (2007), “Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental” (2007) e “Comunicação Clínica e Relação de Ajuda” (2016).

No seu mais recente livro, Carlos Sequeira apresenta propostas de intervenção na área dos cuidadores de pacientes dependentes e aponta o que faz falta: “é preciso avaliar se os cuidadores têm capacidade para terem outros a seu cargo, prepará-los para os desafios que vão enfrentar e monitorizar o seu estado e o do dependente”, clarifica.

Outra das linhas de investigação sobre a qual se tem debruçado incide sobre a Saúde Mental dos jovens, estado a desenvolver um programa de saúde mental positiva destinados a este grupo da população.

  • Download CV

TITLE: Difficulties, coping strategies, satisfaction and burden in informal Portuguese caregivers
AUTHORS: Carlos Sequeira ;
SOURCE: JOURNAL OF CLINICAL NURSING, VOLUME: 22, ISSUE: 3-4, PUBLISHED: 2013

TITLE: The needs of older people with mental health problems: A particular focus on dementia patients and their carers  
AUTHORS: Passos, J; Sequeira, C ; Fernandes, L ;
SOURCE: International Journal of Alzheimer’s Disease, VOLUME: 2012, PUBLISHED: 2012

TITLE: Assessing positive mental health in people with chronic physical health problems: correlations with socio-demographic variables and physical health status
AUTHORS: Lluch Canut, T; Puig Llobet, M; Sánchez Ortega, A; Roldán Merino, J; Ferré Grau, C; Albacar, N; Broncano, M; Falcó Pegueroles, A; Gelabert, S; Lleixà, MM; Mantas, S; Miguel, MD; Pulpón, A; Sanromà, M; Sequeira, C ; Solà, M;
SOURCE: BMC PUBLIC HEALTH, VOLUME: 13, ISSUE: 1, PUBLISHED: 2013

TITLE: Nursing psychotherapeutic interventions: a review of clinical studies  Full Text
AUTHORS: Francisco Miguel C Correia Sampaio; Carlos Alberto D da Cruz Sequeira ; Maria Teresa L Lluch Canut;
SOURCE: JOURNAL OF CLINICAL NURSING, VOLUME: 24, ISSUE: 15-16, PUBLISHED: 2015

TITLE: Suicide ideation in higher education students: Influence of social support
AUTHORS: Goncalves, ASequeira, C ; Duarte, J; Freitas, P;
SOURCE: Atencion Primaria, VOLUME: 46, ISSUE: S5, PUBLISHED: 2014

Ver lista completa