Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Cidália Pina Vaz

Início/Cidália Pina Vaz
Cidália Pina Vaz 2017-09-11T19:19:20+00:00
Cidália Pina Vaz
Cidália Pina Vaz
OrcidAuthenticus

Grupo de Investigação: MicroMed: Medical Microbiology
Linha de Investigação: TL3 – Diagnosis, Disease & Therapeutics Research
Polo: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Áreas de Investigação: Microbiologia, Doenças infecciosas, Micologia, Farmacologia e Farmácia, Dermatologia, Métodos de pesquisa bioquímica

Cidália Pina Vaz é Investigadora Principal do Grupo de Investigação MicroMed – Medical Microbiology, do CINTESIS.

Licenciada e doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Cidália Pina Vaz é médica especialista em Patologia Clínica, integrando o corpo clínico do Centro Hospitalar de São João desde 1994.É também Professora Associada na FMUP, no Laboratório de Microbiologia, desde 2000.

CEO da FASTinov, uma empresa nascida na U.Porto que recebeu 2,6 milhões de euros da Comissão Europeia para lançar no mercado um kit de diagnóstico clínico que permite determinar em 60 minutos a suscetibilidade das bactérias aos antibióticos a partir de hemoculturas, a cientista foi responsável por diversos projetos científicos, nomeadamente financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Indústria.

A líder do MicroMed subscreveu já cerca de 100 artigos científicos e acumula no seu curriculum vários galardões, atribuídos por entidades como os Laboratórios LabMed e a Pfizer, por exemplo.

Atualmente, pertence ainda à direção da Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC).

  • Download CV

TITLE: Antifungal activity of Thymus oils and their major compounds  Full Text
AUTHORS: Pina Vaz, C ; Rodrigues, AG ; Pinto, E ; Costa de Oliveira, S ; Tavares, CSatgueiro, L ; Cavaleiro, C ;Goncalves, MJ ; Martinez de Oliveira, J ;
SOURCE: JOURNAL OF THE EUROPEAN ACADEMY OF DERMATOLOGY AND VENEREOLOGY, VOLUME: 18, ISSUE: 1,PUBLISHED: 2004

TITLE: Antifungal activity of the essential oil of Thymus pulegioides on Candida, Aspergillus and dermatophyte species
AUTHORS: Eugenia Pinto ; Cidalia Pina Vaz ; Ligia Salgueiro ; Maria Jose Goncalves ; Sofia Costa de Oliveira ; Carlos Cavaleiro ; Ana Palmeira ; Acacio Rodrigues ; Jose Martinez de Oliveira ;
SOURCE: JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY, VOLUME: 55, ISSUE: 10, PUBLISHED: 2006

TITLE: Cytometric approach for a rapid evaluation of susceptibility of Candida strains to antifungals
AUTHORS: Pina Vaz, C ; Sansonetty, F ; Rodrigues, AG ; Costa Oliveira, S ; Tavares, C; Martinez de Oliveira, J;
SOURCE: CLINICAL MICROBIOLOGY AND INFECTION, VOLUME: 7, ISSUE: 11, PUBLISHED: 2001

TITLE: New microsatellite multiplex PCR for Candida albicans strain typing reveals microevolutionary changes
AUTHORS: Sampaio, P ; Gusmao, L ; Correia, AAlves, CRodrigues, AG ; Pina Vaz, C ; Amorim, A ; Pais, C ;
SOURCE: JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGY, VOLUME: 43, ISSUE: 8, PUBLISHED: 2005

TITLE: Prevalence, Distribution, and Antifungal Susceptibility Profiles of Candida parapsilosis, C-orthopsilosis, and C-metapsilosis in a Tertiary Care Hospital
AUTHORS: Ana P Silva ; Isabel M Miranda ; Carmen Lisboa ; Cidalia Pina Vaz ; Acacio G Rodrigues ;
SOURCE: JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGY, VOLUME: 47, ISSUE: 8, PUBLISHED: 2009

Ver lista completa