Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

CINTESIS e ESEP assinam parceria com a Ordem dos Enfermeiros

Início/Investigação/CINTESIS e ESEP assinam parceria com a Ordem dos Enfermeiros

CINTESIS e ESEP assinam parceria com a Ordem dos Enfermeiros

O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, a ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto e a SRNOE – Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros assinaram uma carta de parceria que visa o desenvolvimento do projeto de investigação intitulado “Literacia, primeira ajuda e saúde mental positiva” (SM+Literacia), que até 2021.

O documento foi assinado durante o Congresso Internacional do NursID, grupo de investigação em Enfermagem desenvolvido no âmbito do CINTESIS, que decorreu nos dias 6 e 7 de julho, no Porto. Na cerimónia de assinatura formal, estiveram presentes o próprio coordenador do Centro de Investigação, Altamiro da Costa Pereira, o presidente da ESEP, Paulo Parente, e o presidente da SRNOE, João Paulo Carvalho (na foto).

Coordenado por Carlos Sequeira, Investigador Principal do NursID/CINTESIS, este projeto de investigação visa a promoção da saúde, a prevenção da doença e a capacitação para a decisão em saúde através da criação de instrumentos que permitam monitorizar a literacia em saúde em diferentes grupos populacionais, bem como desenvolver programas de intervenção precoce e de promoção da saúde mental.

“Em Portugal, desinvestimos completamente na promoção da saúde e na prevenção da doença. O que se tem investido na literacia das populações é quase zero. Acreditamos que, se investirmos mais na literacia e na capacitação das pessoas, poderemos evitar muitos internamentos, idas à urgência e problemas como a falta de adesão à terapêutica”, explica o coordenador.

O projeto SM+Literacia irá identificar os níveis de literacia de determinados grupos populacionais específicos para adaptar os programas e os instrumentos de formação em termos de literacia. Os primeiros grupos deverão ser os adolescentes e os jovens estudantes universitários, mas também iremos criar cluster para outros grupos, como doentes crónicos”.

Graças a uma parceria com o mundo empresarial, o projeto irá intervir também num grupo de adultos saudáveis no contexto laboral, tendo em vista a sua capacitação em matéria de saúde mental. “Se houver saúde mental, diminui o absentismo e aumenta a produtividade. Se os trabalhadores tiverem mais saúde mental, é bom para eles, mas também para as empresas”, afirma Carlos Sequeira.

O projeto pretende também fornecer uma “primeira ajuda adequada” e desenvolver programas de capacitação para a saúde e para a saúde mental, incluindo o ensino de estratégias de resolução de problemas, desde técnicas de relaxamento à promoção da autoestima.

O projeto deverá integrar investigadores do CINTESIS, além de profissionais de outras instituições e de unidades de saúde de todo o país. O papel da Ordem dos Enfermeiros passará por “divulgar e disseminar os resultados do projeto junto dos enfermeiros, de forma que a investigação possa ser aplicada por quem está no terreno e possa beneficiar os doentes e a população em geral”.

O Grupo de Investigação NursID (CINTESIS/ESEP) já conta, atualmente, com cerca de 30 investigadores integrados, aos quais se acrescentam várias dezenas de colaboradores em todo o país, incluindo Ilhas.

By | 2017-07-13T18:40:10+00:00 Julho 13th, 2017|Categories: Investigação|Tags: , , , , , |Comentários fechados em CINTESIS e ESEP assinam parceria com a Ordem dos Enfermeiros

About the Author: