Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

CINTESIS em grande na Noite Europeia dos Investigadores

Início/Eventos/CINTESIS em grande na Noite Europeia dos Investigadores

CINTESIS em grande na Noite Europeia dos Investigadores

Aprender a auscultar o coração, simular uma manobra de ressuscitação, identificar os sinais de insuficiência cardíaca e viajar até ao centro do sistema nervoso: estas são as principais atividades que o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde vai apresentar na Noite Europeia dos Investigadores (NEI2017), que se realiza no dia 29 de setembro, sexta-feira, entre as 18 e as 24 horas, na Reitoria da Universidade do Porto. A entrada é livre.

O CINTESIS junta-se, assim, à maior noite de divulgação e celebração de ciência a nível europeu, dando a conhecer ao público alguns dos projetos atualmente em desenvolvimento, as suas aplicações no quotidiano e o seu impacto na sociedade.

Nesta edição, o CINTESIS vai estar representado por vários grupos de investigação e por projetos nacionais e europeus nos quais participa. Investigadores de diferentes áreas, da Anatomia à Matemática, passando pela Psicologia, pelas Ciências Cardiovasculares, pela Bioestatística ou pela Simulação Clínica, irão desafiar os visitantes de todas as idades.

Organizada pelo o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), como membro do consórcio SCILIFE – Ciência no dia a dia, o evento tem como principais objetivos aproximar investigadores e cidadãos e sensibilizar para a importância da Ciência no desenvolvimento da sociedade.

A Noite Europeia dos Investigadores comemora-se desde 2005 um pouco por toda a Europa, sempre na última sexta-feira de setembro, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia e financiada através das Ações Marie Curie.

Atividades CINTESIS

CPR Personal Trainer: Simular para Salvar Vidas

Os investigadores do CINTESIS vão desafiar os visitantes a treinar as suas competências de suporte básico de vida. Os participantes serão convidados a realizar manobras de ressuscitação num torso que está ligado a um computador e que permite observar a sua performance.

Investigador responsável: Carla Sá Couto

Listen to Your Heart: Aprender a Auscultar

Venha conhecer um estetoscópio digital, o IS4learning, que é usado atualmente nas aulas de Medicina da U.Porto e em centros de saúde nacionais. O objetivo desta atividade é mostrar como este dispositivo permite melhorar o ensino e a aprendizagem da auscultação cardíaca e pulmonar junto de estudantes e profissionais de saúde.

Investigador responsável: Daniel Pereira

Deus Ex Machina (DeM): Investigar faz Bem ao Coração

Nesta atividade, os visitantes vão poder conhecer um dispositivo que mede a pulsação e o ritmo cardíaco à distância. Esta ação surge no âmbito do projeto europeu Deus ex Machina, no contexto do qual está a ser desenvolvida uma solução integral de estudo e intervenção na insuficiência cardíaca, um problema que afeta cerca de 400 mil pessoas em Portugal, constituindo a principal causa de internamento em doentes com mais de 65 anos de idade.

Investigador responsável: José Silva Cardoso

Viagem ao Centro do Sistema Nervoso

Nesta atividade, os visitantes são convidados a conhecer o sistema nervoso, bem como algumas das metodologias aplicadas em investigação sobre o mesmo, a sua utilidade e aplicabilidade na sociedade. Será feita uma introdução ao sistema nervoso central, com particular ênfase na sua morfologia, e também às neurociências e aos diferentes campos de estudo, com incidência nos diferentes modelos experimentais, técnicas laboratoriais, técnicas de análise e análise comportamental.

Investigador responsável: Armando Cardoso

 

Por | 2017-09-29T13:23:30+00:00 Setembro 28th, 2017|Categorias: Eventos|Tags: , , , , , , , , , |Comentários fechados em CINTESIS em grande na Noite Europeia dos Investigadores

Sobre o Autor: