O CINTESIS vai promover um ciclo de 12 palestras durante a 15.ª Mostra da Universidade do Porto, que decorrerá entre 20 e 23 de abril, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Numa iniciativa que objetiva aproximar os investigadores da comunidade, num claro esforço de promoção da Comunicação da Saúde, o CINTESIS reuniu um grupo de investigadores de grande prestígio, aos quais juntou jovens promissores e alguns empreendedores, num ciclo de palestras que aborda áreas que vão da Medicina baseada em Evidência, à Bioética, passando pela Nutrição, pela Psicologia ou pela Informática Médica, por exemplo.

Desta forma, os palestrantes do CINTESIS vão passar pela zona central da Mostra da U.Porto durante os quatro dias da exposição, promovendo palestras relâmpago, com cerca de 20 minutos de duração.

Rui Nunes, responsável pelo grupo de investigação ManEthics do CINTESIS, abre este ciclo de palestras logo na sessão oficial de abertura, marcada para dia 20 de abril, quinta-feira, pelas 10h30. O tema da palestra do especialista em Bioética, que é proponente da Declaração Universal da Igualdade de Género à UNESCO, será “Igualdade de Género – precisa-se!”.

Para dia 20 de abril estão marcadas mais duas palestras da responsabilidade de investigadores do CINTESIS. Às 16h30, Gerardo Oliveira (do grupo Innovis) falará sobre transplantes, numa palestra intitulada “Quem pode ser doador de órgãos?”. E, às 17 horas, Manuel Gonçalves-Pinho vai traçar o quadro hospitalar relativamente às anomalias cromossómicas.

No dia seguinte, sexta-feira, pelas 16 horas, o psicólogo e investigador do grupo ProNutri Victor Viana estará na zona central para explicar o que determina o comportamento alimentar no contexto do sobrepeso e da obesidade, numa altura em que o excesso de peso é uma preocupação crescente, designadamente entre os jovens e adolescentes. Logo a seguir, às 18 horas, Jorge Polónia, investigador do grupo PharmaHTA do CINTESIS e autor do maior estudo sobre em hipertensão arterial em Portugal, revela o que a tensão arterial diz sobre um de nós, nomeadamente sobre o que comemos ou quanto pesamos.

No dia 22 de abril, sábado, às 12h00, o CINTESIS levará à Mostra a investigadora e médica de família Luciana Couto, que conduzirá uma palestra sobre educação para uma vida com mais saúde e com mais qualidade. Meia hora depois (às 12h30), será a vez do investigador José Paulo Andrade (do grupo NeuroGen) ensinar a plateia a usar a alimentação para prevenir uma série de doenças, com base num conjunto de estudos que publicou sobre este tema. Às 15h00, o jovem investigador do CINTESIS João Vasco Santos irá abordar um assunto que merece atenção: a elevada prevalência das queimaduras em idade pediátrica.

Finalmente, no dia 23 de abril, domingo, o CINTESIS terá quatro investigadores envolvidos em atividades na zona central da Mostra da U. Porto. Às 12 horas, Daniel Pereira, da spin-off IS4Health, dará um workshop de auscultação a todos os que quiserem participar. Meia hora depois, pelas 12h30, Tiago Costa, CEO da VirtualCare, dará uma “lição” sobre informática médica, mostrando como “Um clique faz toda a diferença” na vida de muitas pessoas. Pelas 13h00, Alfredo Castro Mendes, um jovem médico e investigador, propõe-se desconstruir alguns dos “Mitos em Medicina”. A fechar, um dos juniores mais premiados do CINTESIS, Bernardo Sousa Pinto, falará sobre “Alergias a Medicamentos”, uma das suas áreas de estudo.