O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde irá marcar presença no Ciência 2017 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que se realizará entre 3 e 5 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa.

A sessão de abertura, marcada para 3 de julho, às 9h30, irá contar com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Alexandre Quintanilha.

Altamiro da Costa Pereira, Coordenador do CINTESIS, irá coordenar a Agenda Temática de Investigação e Inovação “Saúde, investigação Clínica e de Translação”, na qual serão apresentados e discutidos os principais desafios que se colocam nesta área em Portugal e de onde deverão sair linhas de atuação para o futuro.

Além do Coordenador do CINTESIS, irão participar no Encontro Ciência 2017 vários investigadores desta Unidade de I&D provenientes de diferentes áreas de conhecimento e de diversos polos existentes em todo o país.

Conceição Calhau, investigadora principal do grupo de investigação ProNutri – CINTESIS/NOVA Medical School, será a primeira a intervir, no dia 4 de julho, pelas 15h30, com uma comunicação intitulada “The Role of Endocrine Disruptors on Metabolic Dysfunction”.

No dia 5 de julho, pelas 14h00, será a vez de Pedro Rodrigues, investigador principal do grupo de investigação BioData do CINTESIS e um dos responsáveis do projeto NanoSTIMA – Macro-to-Nano Human Sensing. Towards Integrated Multimodal Health Monitoring and Analytics, fazer a sua apresentação, com o título “Controvérsias sobre Data Science na Investigação em Saúde”.

Durante os três dias do evento, o CINTESIS estará também representado por mais de uma dezena de investigadores e alunos de doutoramento que irão apresentar pósteres em diversas áreas do saber, da Medicina às Ciências da Enfermagem, passando pela Psicologia.

O objetivo do Encontro Ciência 2017, considerado como a mais importante reunião nacional de investigadores, é refletir sobre os principais temas e desafios que orientam a atividade da comunidade científica portuguesa”, reunindo cerca de 400 oradores, 6 sessões plenárias, 60 sessões paralelas, mais de 700 posters de alunos de doutoramento e milhares de participantes.

A edição deste ano assinala os 50 anos da criação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e os 20 anos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que organiza o evento em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo como Comissário Luís Magalhães, o primeiro Presidente da FCT.

Para o CINTESIS, esta é uma oportunidade de apresentar à comunidade científica, empresas, decisores políticos e ao público em geral algum do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos seus investigadores nos polos que integram o Centro de Investigação a nível nacional.

Sediado na Universidade do Porto, o CINTESIS conta com polos em 8 instituições de Ensino Superior: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira, Instituto Superior de Engenharia do Porto e Escola Superior de Enfermagem do Porto. Coopera ainda com 18 institutos politécnicos.

No total, agrega mais de 450 investigadores, em 16 grupos de investigação que trabalham em 4 grandes linhas temáticas: Investigação Clínica e Serviços de Saúde; Neurociências e Envelhecimento Ativo; Diagnóstico, Doença e Terapêutica; e Dados e Métodos.