Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.
Cursos de Pós-Graduação 2017-06-23T00:19:31+00:00

Cursos de Pós-Graduação

Curso Básico de Instrutores em Simulação Clínica

Curso Básico de Instrutores
em Simulação Clínica

O Curso Básico de Instrutores em Simulação Clínica veio responder ao imperativo de formar instrutores para o desenvolvimento de aulas e cursos de simulação, fornecendo-lhes ferramentas adequadas e adaptadas às necessidades dos centros de simulação portugueses.

Da responsabilidade de Carla Sá Couto, diretora do Centro de Simulação Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do CINTESIS, esta Unidade de Formação Contínua permite reconhecer e aplicar as diversas ferramentas usadas na simulação biomédica, desenhar cursos de simulação e aplicar técnicas básicas de prática reflexiva (debriefing).

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Especialização
em Disseção Anatómica

Destinado a Médicos internos e especialistas de especialidades cirúrgicas e médicas, bem como a profissionais de outras áreas da Saúde, o Curso de Especialização em Disseção Anatómica visa revisitar e/ou aprofundar os conhecimentos de anatomia das diferentes regiões do corpo humano, aprender ou aperfeiçoar as técnicas de dissecção cadavérica para identificação, isolamento e preservação das estruturas anatómicas e estabelecer correlações entre a morfologia e a função e entre a morfologia e aspetos imagiológicos.

Este Curso tem como docente responsável Dulce Madeira, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e líder da linha de investigação “Aging & Neurosciences Research” do CINTESIS.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso Básico
de Investigação Clínica

O Curso Básico de Investigação Clínica (CuBIC) é desenvolvido pelo Departamento da Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), tendo como objetivo contribuir para a excelência da investigação por parte de estudantes de Medicina, médicos internos e de especialidade, médicos especialistas e outros profissionais da área da saúde.

Orientado para a transmissão de conhecimentos básicos em Metodologia de Investigação e Bioestatística, este Curso de Formação Contínua veio colmatar uma lacuna existente face ao crescente interesse no desenvolvimento de projetos de investigação clínica.

O Curso conta, no seu corpo docente, com colaboradores e membros do MEDICDS e do CINTESIS. A coordenação científica é de João Fonseca, investigador do CINTESIS, e de Altamiro da Costa Pereira, diretor do Departamento e coordenador daquela Unidade de Investigação.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e Serviços de Saúde

Contando no seu corpo docente com uma série de investigadores do CINTESIS, o Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (CEAICSS) visa dotar os formandos com conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam conceber e desenvolver trabalhos de investigação científica significativa nesta área, dentro dos mais elevados padrões de qualidade, bem como divulgar os resultados desses trabalhos através dos meios adequados.

Luís Azevedo, docente do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS, é o responsável por este Curso.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Revisão sistemática e meta-análise em Medicina Geral e Familiar

No âmbito das Unidades de Formação Contínua, o Curso de Revisão Sistemática e Meta-análise em Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tem como principais objetivos capacitar os médicos de família para a realização de investigação acurada e autónoma, seguindo o protocolo da Cochrane Systematic Reviews.

Da responsabilidade de Carlos Martins, investigador do CINTESIS, este Curso releva ainda a importância cada vez maior do conhecimento de técnicas de revisão sistemática e de meta-análise na orientação da própria prática clínica.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Disseção Anatómica do encéfalo humano e neuroanatomia

Disseção Anatómica do encéfalo humano e neuroanatomia

Destinado a médicos, médicos dentistas, farmacêuticos, psicólogos e a profissionais das áreas da Ciências e da Saúde em geral, o Curso de Disseção Anatómica do Encéfalo Humano e Neuroanatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) visa aprofundar os conhecimentos de anatomia de superfície de diferentes regiões do encéfalo, sua organização interna e funções básicas.

Esta Unidade de Formação Contínua, cuja responsável é Susana Silva, investigadora CINTESIS, permite aperfeiçoar as técnicas de disseção, compreender a organização tridimensional do cérebro e correlacionar morfologia, função e aspetos imagiológicos.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Informar Ciência & Saúde

Informar Ciência
& Saúde

Dirigido a jornalistas, estudantes de jornalismo e profissionais da área da comunicação, o Curso Informar Ciência & Saúde insere-se nas atividades de Formação Pós-Graduada do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), sendo apoiado pelo CINTESIS.

Carlos Martins, docente e investigador no CINTESIS, é o responsável por este Curso, cuja primeira edição se realizou em 2017. O objetivo é melhorar as competências dos profissionais da Comunicação Social em matéria de Ciência, Medicina e Saúde, através da interpretação de resultados da investigação clínica, da identificação da pseudociência e do reconhecimento de vieses de informação.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso de atualização em Coluna Vertebral

Curso de atualização
em Coluna Vertebral

Destinado a médicos internos e médicos de especialidades cirúrgicas e médicas, designadamente Ortopedia e Neurocirurgia, o Curso de Atualização em Coluna Vertebral da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tem como objetivo promover e aprofundar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a anatomia da coluna vertebral e as técnicas de abordagem cirúrgica de cada uma das suas regiões.

Sob coordenação de Dulce Madeira, responsável pela Linha de Investigação “Aging & Neurosciences Research”, do CINTESIS, este Curso de Formação Contínua inclui preleções teóricas sobre a anatomia de superfície, macroscópica, imagiológica e funcional, bem como formação de caráter prático, com a realização de técnicas de abordagem cirúrgica em cadáver, sob orientação de tutores.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Medicina Preventiva Baseada
na Evidência Científica

Destinado a estudantes e médicos, o Curso de Medicina Preventiva Baseada na Evidência Científica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) visa dotar os formandos de conhecimentos e competências na identificação de atividade preventivas eficazes de acordo com a evidência científica, bem como no reconhecimento da pseudociência, de vieses de informação e de danos potenciais da prevenção no contexto da atividade clínica.

Orientado para a prevenção quaternária, especialmente no contexto dos cuidados de saúde primários, este Curso integra-se na formação desenvolvida pelo Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP e é coordenado pelo investigador do CINTESIS Carlos Martins.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso de Parasitologia Médica

O Curso de Parasitologia Médica tem como objetivo atualizar conhecimentos e melhorar competências nesta área, nomeadamente no que respeita aos principais parasitas patogénicos para o Homem, síndromes clínicas associadas, estratégias de diagnóstico, com ênfase no diagnóstico laboratorial, e abordagem terapêutica.

A docente responsável por esta Unidade de Formação Contínua é Cidália Pina Vaz, investigadora do CINTESIS e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso de Radiologia Mamária

O Curso de Radiologia Mamária é uma Unidade de Formação Contínua da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que forma estudantes e técnicos de Radiologia, Imagem Médica e Radioterapia, entre outros profissionais de saúde, nas áreas da anatomia da mama e procedimentos na execução, leitura e interpretação de mamografias.

Ministrado em ambiente e-learning e com métodos de aprendizagem ativos, suportados no Project based learning, este Curso tem como docente responsável Pedro Rodrigues, docente do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP e investigador do CINTESIS.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Estudos de intervenção: Ensaios Clínicos

O Curso Estudos de Intervenção: Ensaios Clínicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tem como objetivo preparar os seus formandos para o desenho, execução e interpretação de resultados de estudos sobre intervenções terapêuticas ou preventivas.

Tendo como docente responsável Altamiro da Costa Pereira, diretor do Departamento da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP e coordenador do CINTESIS, esta Unidade de Formação Contínua vem dar resposta à crescente exigência de competências na área da avaliação de tecnologias e da investigação clínica e em serviços de saúde, essenciais para uma maior eficácia, eficiência e a segurança das intervenções no âmbito da prática clínica.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Medicina Preventiva em Cuidados de Saúde Primários: Avaliação do Risco Cardiovascular

Tendo como destinatários licenciados e mestres em Medicina, o Curso de Medicina Preventiva em Cuidados de Saúde Primários: Avaliação do Risco Cardiovascular, visa atualizar conhecimentos na área da prevenção cardiovascular, bem como treinar a avaliação do risco cardiovascular e as estratégias para aumentar a adesão dos doentes à terapêutica nesta área.

Paulo Santos, investigador do CINTESIS, é o docente responsável por esta Unidade de Formação Contínua, integrada no Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Escola de Verão

A Escola de Verão é uma iniciativa anual com início em 2005, cuja organização é atualmente da responsabilidade do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (MEDCIDS-FMUP), com o apoio do CINTESIS.

Ao longo de várias semanas, a Escola de Verão ministra vários cursos destinados a profissionais de saúde, investigadores e estudantes de diferentes áreas do saber, como Medicina, Ciências da Saúde, Matemática e Estatística, entre outros. O objetivo é dotar os formandos de conhecimentos básicos em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde, Bioestatística e Informática Médica.

A coordenação pertence a Altamiro da Costa Pereira, coordenador do CINTESIS, Unidade de I&D de onde são também provenientes vários elementos do corpo docente e a que se juntam especialistas de renome internacional.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso de Especialização em Informática na Saúde

Melhorar os conhecimentos e aptidões em Informática na Saúde, permitindo a sua adequada aplicação numa grande diversidade de organizações, como hospitais, clínicas ou empresas de software, entre outras: estes são alguns dos principais objetivos do Curso de Especialização em Informática na Saúde da FMUP, dirigido a profissionais de saúde, engenheiros e a todos os que queiram potenciar as suas aptidões nesta área.

O docente responsável do Curso é Pedro Rodrigues, Investigador Principal do Grupo BioData, do CINTESIS

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Mais informações

Curso de Perturbações da Linguagem na Criança

O Curso de Perturbações da Linguagem na Criança é ministrado pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (UA) desde o ano letivo de 2016/2017, sendo dirigido por Marisa Lobo Lousada, investigadora do CINTESIS. O objetivo é providenciar formação avançada em terapia da fala e na área das perturbações de linguagem. É essencialmente destinado a profissionais desta área.

Instituição: Universidade de Aveiro (UA)

Mais informações

Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

A Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria é ministrada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e coordenada por Wilson Abreu, investigador do CINTESIS. O Curso visa formar enfermeiros nesta área de especialização, com um papel importante no suporte às equipas de saúde e na prestação de assistência ao utente, à família e à comunidade.

Instituição: Escola Superior de Enfermagem (ESEP)

Mais informações

Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria

Margarida Reis Santos, docente e investigadora do CINTESIS, é a coordenadora do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (CPLEESIP) ministrado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEO). O objetivo é habilitar os enfermeiros para a prestação de cuidados especializados nesta área, incluindo a abordagem de questões mais complexas dos cuidados de Enfermagem à criança/adolescente e sua família.

Instituição: Escola Superior de Enfermagem (ESEP)

Mais informações

Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica

O Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) visa dotar os enfermeiros de ferramentas necessárias ao cuidado a prestar à pessoa em estado crítico, idosa e/ou com doença crónica, dependente ou em fim de vida. Coordenado por Célia Santos, especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e investigadora do CINTESIS, também contribui para aumentar as competências na gestão de casos vulneráveis, para a produção do conhecimento científico e para a tomada de decisões com base na melhor evidência disponível.

Instituição: Escola Superior de Enfermagem (ESEP)

Mais informações