A alimentação em tempos de pandemia estará em debate de 12 a 27 de outubro

//A alimentação em tempos de pandemia estará em debate de 12 a 27 de outubro
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o apoio do CINTESIS, vai promover, de 12 a 27 de outubro, um ciclo de conferências sobre o impacto da alimentação na saúde. Este ciclo, que visa assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), reveste-se de especial importância face aos desafios colocados pela atual pandemia de COVID-19.

O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar o público em geral e as crianças em idade escolar em particular para a necessidade de fazer uma alimentação saudável. Em discussão estarão, por exemplo, as causas e as consequências de uma alimentação pobre e da insuficiência alimentar em tempos de pandemia, mas também as perturbações do comportamento alimentar e a relação entre a alimentação e uma série de doenças.

Os especialistas convidados irão explicar também o papel da nutrição no combate a infeções, a influência das escolhas nutricionais na microbiota intestinal e na COVID-19, a relação entre o sedentarismo em tempos de confinamento e o aumento da obesidade.

As sessões destinadas ao público em geral decorrerão online e serão transmitidas também para países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente para Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde (ver Folheto para o Público).

Haverá também conferências especialmente destinadas a docentes, investigadores e estudantes do ensino superior da área das ciências da saúde ( Folheto Científico). Entre os temas a abordar incluem-se os alimentos funcionais, a segurança nutricional, a prevenção da obesidade e a relação entre a alimentação e uma série de doenças, da diabetes ao cancro.

Nesta iniciativa participarão médicos, docentes e investigadores da FMUP, do CNC e de várias instituições nacionais, bem como especialistas de vários países. Kanthi Kiran Kondepudi e Mahendra Bishnoi, ambos do National Agri-Food Biotechnology Institute (NABI), na Índia, e Elisabet Borsheim, da Universidade do Arkansas, nos EUA, são alguns dos nomes já confirmados.

Mais informações e inscrições através dos endereços de e-mail cpereira@fmed.uc.pt (Cláudia Pereira), ecarvalh@cnc.uc.pt (Eugénia Carvalho) e raqsoa@med.up.pt (Raquel Soares).

Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.