Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Ciclo de Palestras em Informática Médica arranca em novembro

Início/Ciclo de Palestras em Informática Médica arranca em novembro
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

É já em novembro que arranca mais uma edição do Ciclo de Palestras em Informática Médica, no âmbito do Mestrado em Informática Médica (MIM) e do Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS), com o apoio do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).

Dos sinais biomédicos aos repositórios de dados de investigação, passando pelo financiamento através de crowdfunding, os palestrantes irão focar-se em temas atuais da Informática Médica, falando sempre a partir das 19 horas e tendo como palco o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A primeira palestra, com o título “BITalino: From a Paper Towel to the World”, será já no dia 16 de novembro, quinta-feira, e será proferida por Hugo Silva, doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Lisboa, investigador do IT – Instituto de Telecomunicações e docente do Instituto Politécnico de Setúbal, além de fundador e diretor de Inovação da PLUX – Wireless Biosignals.

Na sua comunicação, Hugo Silva irá falar sobre o BITalino, um kit composto por software e hardware de baixo custo que permite a qualquer pessoa, desde estudantes até profissionais, desenvolver projetos e aplicações que incorporem sinais biomédicos.

A segunda palestra deste ciclo intitula-se “Digital health: The open Platform revolution”, está marcada para o dia 30 de novembro e será protagonizada por Ian MacNicol, responsável da freshEHR Clinical Informatics e Co-Chair da openEHR Foundation. O especialista irá abordar as questões da interoperabilidade na saúde digital e os standards em eHealth.

Seguir-se-á, a 7 de dezembro, a palestra de Carlos Saez, da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, que terá como título “Biomedical data quality assessment for research data repositories: a review and case studies”.

No dia 14 de dezembro, Filipe Portela, Lead Entrepreneur na Impact HUB Lisbon e Iberian Business e Developer na Seedrs, falará sobre “Crowdfunding: Alternative Funding?”. Cerca de dez anos e biliões de transações depois do seu aparecimento, será que o crowdfunding ainda pode ser considerado financiamento alternativo?

A última palestra está agendada para o dia 4 de janeiro de 2018. Samuel Schmidt, da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, irá falar sobre “Risk stratification of patients with suspected coronary artery disease using heart sounds”, encerrando este Ciclo.

O Mestrado em Informática Médica (MIM) é desenvolvido pelo Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em conjunto com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), enquanto o PIDCSS é responsabilidade do MEDCIDS-FMUP.