CINTESIS apoia inovação na 7ª edição do CNEM

//CINTESIS apoia inovação na 7ª edição do CNEM
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde volta a dar o seu apoio ao Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM), que vai ter a sua sétima edição nos próximos dias 17 e 18 de outubro.

Organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), este Congresso pretende, através de uma abordagem transversal e multidisciplinar, constituir-se como um complemento à formação destes estudantes.

“Para nós, é uma grande responsabilidade, mas também um grande orgulho organizar este congresso. Desta forma, sentimos que podemos causar um impacto positivo nos estudantes de medicina de todo o país”, diz António Ferrão Mendes, da Comissão Organizadora.

Este ano, devido à pandemia de COVID-19, a 7ª edição do CNEM terá um formato híbrido, consistindo em sessões online e em sessões presenciais.  “Tendo em conta as circunstâncias atuais, o desafio tornou-se ainda maior, mas tivemos de repensar e reestruturar todo o evento, para garantir que cumprimos a nossa missão de nos fazer chegar aos estudantes de medicina.

A COVID-19 será, de resto, um dos temas em discussão, nomeadamente no que respeita às alterações e adaptações ocorridas no funcionamento hospitalar, no ensino médico e na investigação biomédica. Estão também previstos testemunhos de quem protagonizou estas mudanças, algumas das quais podem ter vindo para ficar.

O programa será composto por sessões plenárias, keynotes, workshops e sessões paralelas, bem como pelo CNEM Pitch, marcado para dia 18 de outubro, a partir das 11h00, e que volta a ter o apoio do CINTESIS.

O CNEM Pitch, que decorrerá em formato digital, é um concurso que visa tornar reais as ideias inovadoras dos estudantes de Medicina. As melhores apresentações serão distinguidas com prémios.

“Poder contar com o apoio de entidades como o CINTESIS é muito positivo para nós e faz-nos perceber que temos todos um papel no futuro da medicina em Portugal e no mundo”, congratula-se a Comissão Organizadora.

De acordo com os responsáveis, “a nossa aposta no CNEM Pitch continua porque acreditamos que a inovação deve ser sempre estimulada e considerada uma prioridade. Nem sempre é dada, aos estudantes de medicina, a oportunidade de, entre muitos anos de estudo, mostrar o seu lado mais criativo e empreendedor. É precisamente por este motivo que vemos o CNEM Pitch como uma plataforma tão importante para fomentar a inovação nos futuros médicos portugueses”.
2019: Joana Correia venceu prémio na edição anterior

Em 2019, o primeiro prémio do CNEM Pitch foi ganho por Joana Maria Araújo Correia, estudante de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa. Na altura a frequentar o 5º ano de Medicina, a jovem estudante madeirense apresentou a ideia da criação da “Smartbox-Smartwatch”, uma caixa automática dispensadora de medicamentos, sobretudo dirigida a idosos, com problemas de memória ou perda de autonomia.

A ideia era sincronizar a smartbox com um smartwatch e implementar avisos sonoros, ao longo do dia, que servissem como lembretes para a toma da medicação. A cada conjunto seria atribuído um único número de utente, pessoal e intransmissível, devendo ser programado a cada consulta, pelo médico.

A ideia foi inspirada pelas dificuldades do avô da estudante na gestão da sua terapêutica diária, devido a problemas de falta de memória.

“Não estava à espera do prémio, mas pensei que não custava tentar. Tinha visto a primeira CNEM Pitch, de que gostei muito porque promove o espírito empreendedor dos jovens. Foi uma experiência enriquecedora”, reagiu, na ocasião.

As inscrições para o VII CNEM arrancam a 20 de setembro e as inscrições para o CNEM Pitch começam a 28 de setembro. Mais informações disponíveis no site oficial do evento (em constante atualização).

Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.