Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência comemora-se a 20 de outubro

//Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência comemora-se a 20 de outubro
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) estão a organizar o Webinar comemorativo do Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência 2020, que se realizará no dia 20 de outubro, a partir das 16h00.

A iniciativa da ESEP insere-se no âmbito do projeto de investigação “Prática Baseada na Evidência: da Síntese à Implementação da Evidência”, desenvolvido no âmbito do CINTESIS.

Além de investigadores do CINTESIS e da ESEP, o Webinar envolve especialistas de outras instituições, designadamente da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, da Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, da CESPU e do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Quanto ao programa, Maria do Céu Barbieri irá abrir o Webinar com uma alocução intitulada “Da prática baseada na tradição à prática baseada na Evidência”. Seguir-se-á a apresentação dos estudos em curso, com os investigadores Sara Pinto, Ana Teixeira, Abílio Teixeira, Cânia Torres e Sónia Novais.

Estão igualmente previstas intervenções de Paulo Marques, Filipa Pereira (HES-SO Valais, Suíça) e Bruno Magalhães, antes da conferência final, da responsabilidade de António Vaz Carneiro, Diretor da Cochrane Portugal.

Este é o primeiro ano em que se comemora o Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência. De acordo com a organização, esta é “uma iniciativa global que visa dar visibilidade à necessidade de utilizar as melhores evidências para informar a prática clínica, a tomada de decisões e as políticas de saúde”.

Site oficial do evento: http://i-d.esenf.pt/world-ebhc-day/

Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.