“Fora da Zona de Conforto – Testemunhos de enfermeiros que se viram na contingência de emigrar”: é este o título do livro que Paulo Marques, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde/Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), irá apresentar no dia 19 de junho, pelas 19 horas, na livraria Bertrand do Alameda Shopping, na cidade do Porto.
A obra, que totaliza 224 páginas, dá testemunhos de enfermeiros que foram obrigados a sair de Portugal devido à crise financeira e que rumaram a outros países, na Europa e fora dela, para poderem exercer a sua profissão.
Como pode ler-se na sinopse, “a crise financeira que nos abalou mais recentemente, mas sobretudo as opções políticas que a acompanharam, conduziram muitos para a inevitabilidade de procurar fora o que não encontravam dentro. E, em dado momento, foram até incentivados a sair da zona de conforto”.
Paulo Marques escreve sobre a frustração das “expectativas acalentadas por um dado nível de formação”, um dos motivos que levaram os enfermeiros a deixar o país natal, e apresenta as diferenças na prática da Enfermagem em vários pontos do globo. O livro é dado à estampa pela Coolbooks.
Enfermeiro desde 1987, mestre em Ciências da Enfermagem pela Universidade do Porto e doutorado em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, Paulo Marques é atualmente docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto e investigador do CINTESIS.