Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Investigador do CINTESIS assina “Top paper” da Hypertension

Início/Investigação, Mérito, Prémios/Investigador do CINTESIS assina “Top paper” da Hypertension

Investigador do CINTESIS assina “Top paper” da Hypertension

O artigo “Prognostic Effect of the Nocturnal Blood Pressure Fall in Hypertensive Patients: The Ambulatory Blood Pressure Collaboration in Patients With Hypertension (ABC-H) MetaAnalysis”, da autoria de Jorge Polónia, investigador do CINTESIS, foi selecionado como “Top paper” de 2016 da Hypertension, na categoria “Population Science”.

Em reconhecimento, os editores da revista científica, uma das mais prestigiadas a nível internacional, decidiram atribuir um prémio ao médico e investigador, que é também o primeiro português a integrar o Scientific Council da ESH – European Society of Hypertension, num mandato que começa em 2017 e termina em 2019.

Publicado em fevereiro do ano passado em coautoria com investigadores de vários países, o artigo da Hypertension aborda o valor prognóstico da queda noturna na pressão arterial (PA) em doentes hipertensos, no âmbito de uma meta-análise considerada a maior do género já realizada e que envolveu 17.312 doentes de três continentes.

As conclusões indicam que uma diminuição débil da pressão arterial durante a noite está associada a um pior prognóstico, independentemente dos níveis da PA de 24 horas em ambulatório. Neste grupo de doentes, o risco de eventos cardiovasculares (como eventos coronários, AVC e mortalidade) era significativamente maior.

Estes resultados confirmam a necessidade de estudar a melhor forma de restaurar os padrões normais de redução da PA durante a noite, tendo em vista uma redução dos eventos cardiovasculares e da mortalidade.

Um estudo anterior sugere, por exemplo, que uma alteração no horário da administração do medicamento anti-hipertensivo pode ser uma das estratégias a adotar para atingir valores mais baixos de PA durante a noite, logrando, assim, obter uma maior proteção cardiovascular e, como tal, maiores benefícios para os doentes tratados.

Licenciado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e com especializações em Farmacologia Clínica e Medicina Interna, Jorge Polónia é atualmente coordenador na Unidade de Farmacovigilância do Porto, Consultor de Medicina e Hipertensão do Hospital Pedro Hispano, Professor Associado na FMUP e Professor Catedrático Convidado na Universidade de Aveiro.

 

By | 2017-07-27T15:47:01+00:00 Julho 27th, 2017|Categories: Investigação, Mérito, Prémios|Tags: , , , , , |Comentários fechados em Investigador do CINTESIS assina “Top paper” da Hypertension

About the Author: