Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Investigadora do CINTESIS integra livro internacional sobre Saúde Mental

Início/CINTESIS, Investigação/Investigadora do CINTESIS integra livro internacional sobre Saúde Mental

Investigadora do CINTESIS integra livro internacional sobre Saúde Mental

Lia Fernandes, investigadora do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, é a única especialista portuguesa a integrar a obra “Global Mental Health – Prevention and Promotion”, da reputada editora científica Springer.

A investigadora de Psiquiatria e Saúde Mental do CINTESIS é a autora de um capítulo intitulado “Mental Health and Carers”, no qual lembra que o número de idosos já atinge os 900 milhões (12% da população mundial), sendo que se estima que venha a chegar aos 2 mil milhões (22% da população mundial) em 2050, de acordo com previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O aumento da população idosa vai ter um impacto importante nas sociedades, sendo fundamental reconhecer o papel desempenhado pelos cuidadores dos idosos, sejam eles familiares ou profissionais de saúde. Neste âmbito, Lia Fernandes propõe que sejam adotadas “novas políticas assentes em intervenções sociais e de saúde efetivas para promover a saúde mental na população idosa, nos seus cuidadores e nos seus familiares”.

No final do capítulo, a autora sumaria um grupo de estratégias e intervenções que já provaram ser eficientes, tais como terapia familiar, programas psicoeducativos para gestão do stress e alteração de comportamentos, treino com os pacientes para aumentar as suas competências, entre outras. A psiquiatra insta ainda à adoção de intervenções preventivas centradas no indivíduo, sendo que “o diagnóstico precoce e as intervenções personalizadas serão bem mais custo-efetivas do que a solução habitual – a institucionalização”. Defende ainda que esta opção é “adversa e dispendiosa para os idosos, para as famílias, para os cuidadores e para a comunidade”.

Esta edição foi organizada pela especialista suíça Sabine Bährer-Kohler (professora da Universidade Internacional da Catalunha, Espanha, e colaboradora da OMS) e pelo neurologista Francisco Javier Carod-Artal (do Raigmore Hospital, NHS Highland, Reino Unido).

Lia Fernandes é investigadora integrada do grupo de investigação AgeingC – Aging & Neurosciences Research, do CINTESIS. É médica psiquiatra, com Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos, assistente graduada sénior de Psiquiatria no Centro Hospitalar de São João e terapeuta familiar. É também professora associada com agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é regente da cadeira de Psiquiatria e Saúde Mental – Prática Clínica. Além disso, é responsável pela área da Saúde Mental do Programa Doutoral de Gerontologia e Geriatria da Universidade do Porto/Universidade de Aveiro, lecionando ainda em diversas outras Universidades.

Por | 2017-12-15T17:38:18+00:00 Dezembro 15th, 2017|Categorias: CINTESIS, Investigação|Tags: , , , , , , |Comentários fechados em Investigadora do CINTESIS integra livro internacional sobre Saúde Mental

Sobre o Autor: