Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Investigadoras CINTESIS vencem Bolsa em Neonatologia

Início/Prémios/Investigadoras CINTESIS vencem Bolsa em Neonatologia

Investigadoras CINTESIS vencem Bolsa em Neonatologia

As investigadoras do CINTESIS Conceição Calhau, Juliana Morais, Cláudia Marques e Ana Faria ganharam a Bolsa Milupa DN-EL 2017 da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (SPN).

A sessão de entrega do prémio está agendada para dia 17 de novembro, no âmbito das XLVI Jornadas Nacionais de Neonatologia, que decorrem na Covilhã, sob a presidência de Joana Saldanha, pediatra do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O projeto vencedor foi iniciado por Conceição Calhau, investigadora principal do ProNutri, do CINTESIS, e docente da NOVA Medical School, numa parceria de sucesso com a Maternidade Alfredo da Costa, nomeadamente com o Serviço de Neonatologia, dirigido por Teresa Tomé.

Além das investigadoras do CINTESIS, o projeto tem a participação de Sara Brito, médica neonatologista, e de Manuela Cardoso, nutricionista, ambas da Maternidade Alfredo da Costa.

“Esta bolsa constitui um importante estímulo para a realização deste projeto e para a manutenção de uma proveitosa colaboração interinstitucional entre a academia e a maior maternidade do país”, afirma Conceição Calhau, em reação à notícia.

O objetivo é avaliar, em bebés prematuros nascidos até às 32 semanas de gestação e seguidos na MAC, a influência do tipo de alimentação nas primeiras semanas de vida na microbiota intestinal. A microbiota intestinal, população de bactérias presentes no intestino, é hoje um tópico prioritário na investigação biomédica, pelo reconhecimento da comunidade científica e médica do impacto que tem na saúde em geral.

“Quando os bebés prematuros estão hospitalizados, podem ser alimentados de diferentes formas: com leite materno, com leite de dadora ou com fórmulas industriais. Queremos saber de que modo essa alimentação afeta a microbiota desses bebés”, explica Juliana Morais, que integra o grupo ProNutri, sob a coordenação de Conceição Calhau.

O estudo irá avaliar igualmente a influência de outros fatores, como, por exemplo, a alimentação da mãe durante o tempo de gestação e o tipo de parto. Depois de uma fase de recolha de amostras, espera-se que os primeiros resultados possam surgir entre abril e maio de 2018.

A Bolsa Milupa da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, no valor de cinco mil euros, apoia anualmente trabalhos de investigação clínica em Neonatologia na área da Nutrição que contribuam substancialmente para a melhoria da prática clínica.

 

Por | 2017-11-17T18:03:37+00:00 Novembro 17th, 2017|Categorias: Prémios|Tags: , , , , , , |Comentários fechados em Investigadoras CINTESIS vencem Bolsa em Neonatologia

Sobre o Autor: