Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Lia Fernandes e Constança Paúl editam eBook sobre Envelhecimento e Saúde Mental

Início/Livros/Lia Fernandes e Constança Paúl editam eBook sobre Envelhecimento e Saúde Mental

Lia Fernandes e Constança Paúl editam eBook sobre Envelhecimento e Saúde Mental

Já está disponível online o eBook “Aging and Mental Health”, editado pelas investigadoras do CINTESIS Lia Fernandes e Constança Paúl e publicado pela “Frontiers in Aging Neuroscience”.

Este eBook pretende contribuir para uma atualização do conhecimento em Envelhecimento e Saúde Mental, apresentando 17 papers em diferentes áreas do saber, com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento saudável desta população em franco crescimento a nível mundial.

Entre os artigos agora publicados estão, nomeadamente, “Determinants of frailty: the added value of assessing medication”, da autoria das editoras, “Perceived risk of mental health problems in primary care”, assinado por Constança Paúl, e “Needs in nursing homes and their relation with cognitive and functional decline, behavioral and psychological syntoms”, escrito por Ana Rita Ferreira, Cláudia Camila Dias e Lia Fernandes. Da lista de artigos de investigadores do CINTESIS constam também “Direct costs of dementia in nursing homes”, de Ignation Martín, e “The importance of neighborhood ecological assets in community dwelling old people aging outcomes”

Como escrevem as investigadoras do CINTESIS no Editorial, prevê-se que o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos mais do que triplique por volta do ano 2100, esperando-se um aumento inevitável do risco de demência, doenças mentais e doenças crónicas associadas ao envelhecimento. As autoras apontam vários fatores sociais, psicológicos e biológicos como determinantes para a saúde mental ao longo da vida, sendo que, à medida que a idade avança, a perda de mobilidade e de independência, a dor e as patologias crónicas, bem como o risco de incapacidade e de isolamento, implicam a necessidade de cuidados constantes e especializados.

Atualmente, afirmam, “os problemas de saúde mental e os cuidados a prestar pelos profissionais de saúde não estão devidamente reconhecidos e o estigma envolvendo a doença mental torna as pessoas relutantes em pedir ajuda”. Conforme sublinham , “a investigação e o diagnóstico precoces destas situações são cruciais, bem como a combinação das intervenções farmacológica e psicossocial, em conjunto com os cuidadores e com a família”.

Lia Fernandes é investigadora integrada do Grupo de Investigação AgeingC – Ageing Cluster, do CINTESIS, psiquiatra com Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Assistente Graduada Sénior do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de São João (CHSJ). Constança Paúl é Investigadora Principal do AgeingC, sendo doutorada pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), onde é Professora Catedrática e diretora do Departamento de Ciências Comportamentais, liderando ainda o projeto europeu ActiveAdvice.

Por | 2017-08-01T14:13:11+00:00 Julho 28th, 2017|Categorias: Livros|Tags: , , , , , |Comentários fechados em Lia Fernandes e Constança Paúl editam eBook sobre Envelhecimento e Saúde Mental

Sobre o Autor: