Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Linhas de Investigação

Início/Linhas de Investigação
Linhas de Investigação 2017-09-19T13:39:18+00:00

Investigador Principal: Altamiro Manuel Rodrigues da Costa Pereira

A Investigação em Serviços de Saúde é entendida como o estudo da produção, qualidade, organização, distribuição, eficácia e eficiência dos serviços de saúde e do seu impacto no estado de saúde dos pacientes e da comunidade, abordando, por exemplo, a organização dos sistemas de saúde, a qualidade dos serviços de saúde, a satisfação do paciente e do profissional de saúde, o acesso aos cuidados de saúde, os aspetos económicos dos cuidados de saúde e a equidade na provisão de cuidados de saúde e alocação de recursos.

Integrada na área da Investigação em Serviços de Saúde, a Avaliação de Tecnologias de Saúde é um aspeto tem como principal objetivo abordar questões relativas às propriedades destas tecnologias, nomeadamente a sua segurança, eficácia, eficiência, aplicabilidade, indicações, custos, relação custo-eficácia, bem como as consequências sociais, éticas e económicas decorrentes da sua utilização.

A TL 1 – Clinical & Health Research congrega 5 Grupos de Investigação compostos por investigadores de diferentes origens. No entanto, todos eles compartilham um conjunto comum de objetivos, de ferramentas metodológicas e de tecnologias no âmbito da Investigação em Serviços de Saúde, que são usados ​​para enfrentar um conjunto heterogéneo de questões e problemas relevantes na área da Saúde.

Investigador Principal: Maria Dulce Cordeiro Madeira

A TL 2 – Aging & Neurosciences Research reúne 3 grupos de investigação: Ageing Cluster, Psychology and Long Living e Degeneration Neuronal and Regeneration.

Os investigadores que integram os grupos desta linha compartilham interesses semelhantes e promovem ativamente a cooperação multidisciplinar com o objetivo de contribuir para a compreensão das características do envelhecimento e suscetibilidade a doenças, patogénese e prevenção.

Os grupos são compostos por investigadores de múltiplas disciplinas, com diferentes backgrounds científicos, altamente experientes.

Investigador Principal: Acácio Agostinho Gonçalves Rodrigues

A TL3 – Diagnosis, Disease & Therapeutics Research congrega os grupos de investigação Innovis – Innovative Diagnostic Tools, MicroMed -Medical Microbiology, MedISP – Medical Imaging & Signal Processing e PharmaHTA – Therapeutics, Pharmacovigilance & Hypertension Diagnosis.

Reunindo um conjunto de investigadores de diferentes proveniências científicas, numa clara aposta na inter e multidisciplinariedade, esta linha temática investe na criação de tecnologias avançadas e da sua tradução em novos produtos, processos e serviços, como forma de responder a um conjunto heterogéneo de questões e desafios em diferentes áreas clínicas, no âmbito da Saúde Pública e ao nível das Políticas de Saúde.

Investigador Principal: João Francisco Montenegro Andrade Lima Bernardes

Composta por 4 grupos de investigação, a TL4 – Data & Methods Research foca-se em investigação sobre métodos de recolha, validação, comunicação, análise e síntese de dados, bem como métodos de suporte à tomada de decisão em saúde, com base em critérios éticos e de gestão.

Dentro desta linha, os investigadores investem no desenvolvimento de competências e de ferramentas informáticas e estatísticas para recolher, validar e comunicar todo o tipo de dados biomédicos, lineares e complexos, produzidos no âmbito da atividade científica e/ou clínica, no CINTESIS, noutras unidades de investigação e noutras instituições.

Reconhecendo que as etapas acima referidas poderão não ser suficientes para assegurar a tomada de decisões clínicas corretas, a TL 4 promove o desenvolvimento de ferramentas que permitam extrair e sintetizar evidência científica a partir dos dados, com o objetivo de apoiar a tomada de decisões por parte dos profissionais de saúde.