Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.
Mestrados 2017-06-23T00:16:09+00:00

Mestrados

Curso Básico de Instrutores em Simulação Clínica

Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica

O Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (MEMC) da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) é uma formação de 2º Ciclo que visa consolidar uma cultura de ajuda profissional avançada às pessoas em estado crítico, aos idosos, aos doentes crónicos, aos dependentes ou às pessoas em fim de vida.

Coordenado por Célia Santos, doutorada em Psicologia da Saúde, professora na ESEP e investigadora do Grupo NursID do CINTESIS, integra no seu plano de estudos diversas componentes, da epistemologia e ética, passando pela prática baseada na evidência, até à investigação em Enfermagem.

Ao longo de dois anos, os alunos ampliam as suas competências na gestão de casos vulneráveis e na coordenação de equipas, ao mesmo tempo que consolidam a capacidade essencial de aplicação do conhecimento e tomada de decisão segundo a melhor evidência científica disponível.

Instituição: ESEP

Mais informações

Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria

Ministrado na Escola Superior de Enfermagem do Porto, o Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (MESIP) forma enfermeiros para a prestação de cuidados de saúde especializados nestas faixas etárias, com enfoque nas vertentes científicas, técnicas, éticas, culturais e investigacionais.

Sob coordenação de Margarida Reis Pinto, doutorada em Ciências da Enfermagem e investigadora do Grupo NursID, do CINTESIS, este Curso visa integrar o conhecimento produzido na prática especializada da enfermagem em Saúde Infantil e em Pediatria, promovendo a consciência crítica e uma abordagem sistemática e criativa das questões mais complexas que se colocam nos cuidados de enfermagem à criança/adolescente e sua família.

Instituição: ESEP

Mais informações

Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços em Enfermagem (MDCSE)

Maria Manuela Martins, doutorada em Ciências da Enfermagem e investigadora do NursID (CINTESIS), é professora coordenadora do Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços em Enfermagem (MDCSE), ministrado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).

Este Curso visa dotar os enfermeiros de competências para que sejam parte ativa na gestão dos serviços de saúde, reforçando a importância e as potencialidades da participação destes profissionais no planeamento estratégico e no desenvolvimento das organizações de saúde.

Da economia e finanças em saúde às questões da qualidade, o plano de trabalhos inclui, como componente nuclear, a investigação em enfermagem, uma área em franco crescimento e que beneficia da ligação a uma unidade de I&D como o CINTESIS.

Instituição: ESEP

Mais informações

Mestrado em Supervisão Clínica em Enfermagem

O Mestrado em Supervisão Clínica em Enfermagem é ministrado na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), sendo coordenado por Manuela Teixeira, doutorada em Ciências da Enfermagem e investigadora do Grupo NursID do CINTESIS.

Considerada como uma “ferramenta indispensável para o desenvolvimento profissional”, a supervisão é reconhecidamente importante para os enfermeiros envolvidos nas mais diversas atividades, da prática de cuidados à gestão de unidades e instituições, passando pela docência.

Do mesmo modo, a supervisão é entendida como estratégica para a promoção da qualidade do exercício profissional e dos próprios cuidados de saúde prestados aos cidadãos, constituindo uma mais-valia para a prática e para o desenvolvimento da Enfermagem.

Instituição: UA

Mais informações

Disseção Anatómica do encéfalo humano e neuroanatomia

Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica

O Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica da Universidade de Aveiro visa formar especialistas em Psicologia, dotando-os de conhecimentos e competências neste âmbito de especialização.

Coordenado por Anabela Sousa Pereira, docente e investigadora do Grupo PsychoLive, do CINTESIS, este Curso distingue-se por uma “efetiva interdisciplinaridade, sólida preparação teórica, investigação laboratorial e de campo”, mais-valias que permitem dotar aos alunos de competências únicas a nível da avaliação, intervenção e investigação.

Da responsabilidade do departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, o Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica beneficia do facto de os seus docentes estarem integrados numa unidade de investigação como o CINTESIS, uma colaboração que se tem revelado frutífera.

Instituição: UA

Mais informações

Curso de atualização em Coluna Vertebral

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica

O Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica (MGSIM) resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), sendo o grau académico concedido em conjunto pelo IPL e pela U.Porto.

Tendo como Coordenador Rui Pedro Charters Lopes Rijo, investigador do In4Heatlh, do CINTESIS, o Curso dispõe de um corpo docente experiente e de reconhecido mérito nesta área.

A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) às organizações de saúde, a utilização adequada dos sistemas de apoio à decisão clínica, o processamento de imagens biomédicas, o recurso a ferramentas de técnicas e ferramentas de segurança dos dados e o domínio do processo clínico eletrónico são alguns dos objetivos deste Curso.

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Mais informações

Informar Ciência & Saúde

Mestrado em Gerontologia

Proporcionar formação aprofundada e integrada e desenvolver o conhecimento ao nível da investigação e da prática profissional no âmbito da Gerontologia são os principais objetivos do Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro.

Maria da Piedade Moreira Brandão, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e investigadora do grupo AgeingC, do CINTESIS, é a coordenadora deste Curso, que conta com a colaboração desta unidade de investigação.

Instituição: UA

Mais informações

Mestrado em Fisioterapia

Sob a coordenação de Rui Jorge Dias Costa, atual diretor da Escola Superior de Saúde da UA e investigador do Grupo AgeingC, do CINTESIS, o Mestrado em Fisioterapia da Universidade de Aveiro está destinado a fisioterapeutas.

Os objetivos do Curso passam pelo desenvolvimento de competências na recolha e utilização de dados rumo a uma prática baseada na evidência, bem como pela aquisição de competências para a tomada de decisões e pela transposição dos resultados da investigação para o terreno.

Graças à integração numa Unidade de I&D, procura-se também estabelecer pontes com os pares e com outras áreas do conhecimento com o intuito de aumentar a produção científica e alargar horizontes na área da Fisioterapia.

Instituição: Universidade de Aveiro – Escola Superior de Saúde

Mais informações

Mestrado em Informática Médica (MIM)

O Mestrado em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pretende formar profissionais das áreas da Saúde, Informática e Ciências do Computadores, entre outros, na área da Informática Médica.

Registos clínicos eletrónicos, sistemas de codificação e classificação de diagnóstico e procedimentos, processamento de sinal e imagem, comunicações eletrónicas, sistemas de suporte à decisão, implementação e avaliação de tecnologias e sistemas de informação (TIC) são algumas das áreas abrangidas por este 2º Ciclo de Estudos, dirigido por José Alberto Freitas, investigador do In4health, no CINTESIS, unidade a que pertencem também vários dos elementos da comissão científica e do corpo docente.

Com várias dezenas de teses e de papers publicados em revistas internacionais desde 2007, o MIM realiza ainda, anualmente, o Simpósio de Informática Médica para promover a discussão dos trabalhos científicos realizados no âmbito do Mestrado, bem como um Ciclo de Palestras com especialistas de renome.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mais informações

Mestrado em Evidência e Decisão em Saúde

O 2.º Ciclo de Estudos em Evidência e Decisão em Saúde visa desenvolver conhecimentos e competências na área da Evidência e Decisão em Saúde através do contacto com os mais recentes avanços metodológicos e científicos nas áreas de Avaliação de Tecnologias em Saúde, Investigação em Serviços de Saúde e Investigação Clínica.

Coordenado por Mário Dinis Ribeiro, professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Investigador Principal do Grupo iGO, do CINTESIS, este Curso conta com vários investigadores do CINTESIS na sua estrutura e corpo de docentes, entre os quais o próprio coordenador desta Unidade de I&D, Altamiro da Costa Pereira.

Desde 2008, foram já desenvolvidas e apresentadas dezenas de teses de mestrado em áreas tão diversas como a qualidade de vida em doentes com dor crónica, as reações adversas a medicamentos ou a prevalência de asma, entre muitos outros temas da área da saúde.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mais informações

Mestrado em
Cuidados Paliativos

O Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tem como objetivo formar profissionais da área, transmitindo competências e aptidões para o desenvolvimento de uma investigação sólida e adequada.

Desde a criação deste 2º Ciclo de Estudos, foram já desenvolvidos mais de uma centena de projetos em cuidados paliativos, existindo, todos os anos, largas dezenas de estudantes inscritos.

Coordenado por Rui Nunes, investigador principal do grupo de investigação ManEthics, do CINTESIS, o Mestrado em Cuidados Paliativos conta, no seu corpo docente, com a presença de vários investigadores desta Unidade de I&D.

Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Mais Informações