Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

FunctionalTuna – Desenvolvimento de conservas de atum funcionais

Início/Projetos/A Decorrer/FunctionalTuna – Desenvolvimento de conservas de atum funcionais
FunctionalTuna – Desenvolvimento de conservas de atum funcionais 2017-06-28T17:55:53+00:00

Project Description

FunctionalTuna

Financiado pelo P2020 em cerca de 470 mil euros, dos quais perto de 142 mil euros estão alocados ao CINTESIS, o Functional Tuna é um projeto centrado no desenvolvimento de um conservas de atum funcionais inovadores.

Incorporando um conjunto de ingredientes (designadamente ácidos gordos ómega-3, beta-glucanas e/ou esteróis vegetais) em quantidades suficientes para permitir uma resposta fisiológica, estas novas conservas deverão ter um impacto na redução dos níveis de colesterol total e na proteção da doença cardiovascular.

Liderado por Conceição Calhau, investigadora principal do grupo ProNutri, do CINTESIS, o Functional Tuna é promovido por um consórcio constituído pela Ramirez, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB) e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Abstract

O projeto FUNCTIONALTUNA tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma conserva de atum que contenha um conjunto de ingredientes (designadamente ácidos gordos ómega-3, beta-glucanas e/ou esteróis vegetais) em quantidade suficiente para permitir uma resposta fisiológica na proteção cardiovascular, com uma redução dos níveis de colesterol total, permitindo a sua classificação como um alimento funcional. Este novo produto a desenvolver destina-se a consumidores que demonstram uma particular preocupação com questões relacionadas com a manutenção da saúde e com a redução do risco de doenças, indo ao encontro das principais e mais recentes tendências de mercado ao nível dos alimentos funcionais. Este projeto é promovido pelo consórcio constituído pela Ramirez, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB) e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e encontra-se centrado nas áreas da biotecnologia e tecnologias agrárias e alimentares.

Perspetiva-se que as novas conservas de atum funcionais a desenvolver incorporem um conjunto de aspetos inovadores, dos quais se destacam os seguintes: (i) enriquecimento em ácidos gordos ómega-3 com proteção na doença cardiovascular; (ii) incorporação de beta-glucanas e esteróis/estanóis vegetais com impacto na redução dos níveis de colesterol total; (iii) combinação sinérgica de ácidos gordos ómega-3 e esteróis vegetais com maximização de impacto na doença cardiovascular; e (iv) uso de tecnologia de microencapsulação como proteção para os compostos bioativos selecionados de menor estabilidade.

No sentido de atingir os objetivos e características inovadoras a que o projeto se propõe, o consórcio estabeleceu uma metodologia que comporta atividades de investigação e desenvolvimento industrial, contando com o envolvimento de um total de 16 recursos humanos e com um investimento total de Euros 583.378,71.

Entidade Financiadora

P2020

Montante global

479 273,54 €

Montante CINTESIS

142 586,80 €

Investigadores CINTESIS envolvidos

Conceição Calhau, Luís Filipe Ribeiro de Azevedo, André Emanuel Moreira do Rosário