Project Description
IoGeneration
O IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em unidades escolares é um projeto destinado a quantificar a iodúria em crianças do 1º ciclo do ensino básico e quantificar os níveis de iodo no sal em uso nas escolas e nos domicílios, assim como formar os profissionais dos serviços alimentares quanto ao uso do sal iodado e informar a comunidade sobre o papel do iodo na alimentação, enfatizando o seu papel no neurodesenvolvimento.
Financiado pela ACSS/EEA Grants em cerca de 434 mil euros, dos quais 369 mil euros foram alocados ao CINTESIS, este projeto insere-se na necessidade de priorizar esta temática e recomendar a iodização universal do sal, na senda do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com Conceição Calhau, do CINTESIS, como investigadora principal, o IoGeneration tem também como objetivo monitorizar e avaliar o impacto das políticas definidas em Portugal nesta área.
Abstract
O iodo é essencial a síntese das hormonas tiroideias e estas são cruciais para o neurodesenvolvimento. Níveis inadequados de iodo na dieta conduzem a um forte e decisivo comprometimento cognitivo, constituindo um grave problema de saúde pública.
A OMS tem vindo & priorizar a temática do iodo desde l993, recomendando & iodização universal do sal, para que seja possível atingir a toda a população, o que ainda não acontece em Portugal. Recentemente DGE publica a circular vinculativa para o uso de sal iodado nos refeitórios escolares (011/2013).
Desta forma será necessário monitorizar e avaliar o impacto destas políticas em Portugal, para tal, este projeto tem por objetivos: (l) Quantificar & iodúria em crianças do ensino básico, lº ciclo e, em paralelo quantificar os níveis de iodo no sal em uso nas escolas e nos domicílios; (2) Formar os profissionais dos serviços alimentares quanto ao uso do sal iodado c; (3) Informar a comunidade sobre o papel do iodo na alimentação.
Entidade Financiadora
ACSS/EEA Grants
Montante global
434 874,28 €
Montante CINTESIS
369 643,14 €
Investigadores CINTESIS envolvidos
Conceição Calhau (PI), Sandra Carla Ferreira Leal, Luís Azevedo, Dulce Madeira, António Guerra, Irene Carvalho