Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em unidades escolares

Início/Projetos/Recentes/IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em unidades escolares
IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em unidades escolares 2017-09-26T12:54:27+00:00

Project Description

IoGeneration

O IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: papel da suplementação em unidades escolares é um projeto destinado a quantificar a iodúria em crianças do 1º ciclo do ensino básico e quantificar os níveis de iodo no sal em uso nas escolas e nos domicílios, assim como formar os profissionais dos serviços alimentares quanto ao uso do sal iodado e informar a comunidade sobre o papel do iodo na alimentação, enfatizando o seu papel no neurodesenvolvimento.

Financiado pela ACSS/EEA Grants em cerca de 434 mil euros, dos quais 369 mil euros foram alocados ao CINTESIS, este projeto insere-se na necessidade de priorizar esta temática e recomendar a iodização universal do sal, na senda do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com Conceição Calhau, do CINTESIS, como investigadora principal, o IoGeneration tem também como objetivo monitorizar e avaliar o impacto das políticas definidas em Portugal nesta área.

Abstract

O iodo é essencial a síntese das hormonas tiroideias e estas são cruciais para o neurodesenvolvimento. Níveis inadequados de iodo na dieta conduzem a um forte e decisivo comprometimento cognitivo, constituindo um grave problema de saúde pública.

A OMS tem vindo & priorizar a temática do iodo desde l993, recomendando & iodização universal do sal, para que seja possível atingir a toda a população, o que ainda não acontece em Portugal. Recentemente DGE publica a circular vinculativa para o uso de sal iodado nos refeitórios escolares (011/2013).

Desta forma será necessário monitorizar e avaliar o impacto destas políticas em Portugal, para tal, este projeto tem por objetivos: (l) Quantificar & iodúria em crianças do ensino básico, lº ciclo e, em paralelo quantificar os níveis de iodo no sal em uso nas escolas e nos domicílios; (2) Formar os profissionais dos serviços alimentares quanto ao uso do sal iodado c; (3) Informar a comunidade sobre o papel do iodo na alimentação.

Entidade Financiadora

ACSS/EEA Grants

Montante global

434 874,28 €

Montante CINTESIS

369 643,14 €

Investigadores CINTESIS envolvidos

Conceição Calhau (PI), Sandra Carla Ferreira Leal, Luís Azevedo, Dulce Madeira, António Guerra, Irene Carvalho

Mais informações

http://iogeneration.pt/