Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

ODISSEIA – Oncological Diseases Information System

Início/Projetos/A Decorrer/ODISSEIA – Oncological Diseases Information System
ODISSEIA – Oncological Diseases Information System 2017-07-04T16:24:01+00:00

Project Description

ODISSEIA

O projeto ODISSEIA tem na sua base o suporte à colaboração e partilha de conhecimento entre os atores envolvidos em atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e investigação da doença oncológica no Norte do País, bem como a recolha, processamento e disponibilização de informação para os múltiplos clientes que integram toda a rede alargada que se desenvolveu em torno da doença oncológica.

Os sistemas e processos atuais não promovem a recolha e introdução nos sistemas informáticos de muita da informação produzida na atividade das unidades de saúde, sendo que, como consequência, a informação recolhida é muito limitada e dispersa, apresentando complementarmente sérios problemas de atualização e de qualidade.

Neste âmbito, importa conceber e implementar os sistemas que garantam a recolha e a disponibilização dessa informação. Para atingir este desiderato, o projeto ODISSEIA introduz mudanças significativas nos paradigmas de registo e acesso da informação, facilitando e promovendo o envolvimento de mais atores no processo, o reforço da componente de serviços e a noção de valor para os intervenientes, de acordo com um conjunto de princípios estruturantes.

O projeto beneficia de um financiamento total de 2,2 milhões de euros, estando cerca de 42 mil euros desse orçamento sob a gestão direta do CINTESIS.

Abstract

O âmbito e objetivos do projeto ODISSEIA tem na base o suporte à colaboração e partilha de conhecimento entre os todos os atores envolvidos em atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e investigação da doença oncológica no Norte do País, bem como a recolha, processamento e disponibilização de informação para os múltiplos clientes que integram toda a rede largada que se desenvolveu em torno da doença oncológica.

Sendo o projeto associado a esta candidatura de natureza inovadora e de mudança de paradigmas, importa reforçar que o projeto a desenvolver não é trilhado no desconhecido. Pelo contrário, a solução preconizada:

  1. Tem por base uma experiência e um conhecimento sólidos consolidados aos longo de muitos anos pelos profissionais do IPO e pelos profissionais das organizações com que se relaciona, sendo de particular relevância toda a experiência e competências desenvolvidas na criação e manutenção do atual associados ao RORENO (registo oncológico da região Norte);
  2. Tem com pressuposto o envolvimento dos diversos atores, designadamente das instituições e dos profissionais de saúde, na identificação das suas necessidades e na criação de valor para cada um deles.

Tendo em conta este contexto, resulta de sua experiência que os sistemas e processos atuais não promovem a recolha e introdução de muita da informação produzida na atividade das unidades de saúde, sendo como consequência a informação recolhida – e necessariamente disponibilizada – é muito limitada e dispersa, apresentando complementarmente sérios problemas de atualização e mesmo de qualidade, pelo que importa conceber e implementar os sistemas que garantam a recolha e a disponibilização dessa informação.

Para atingir este desiderato, o projeto ODISSEIA introduz mudanças significativas nos paradigmas de registo e acesso da informação, facilitando e promovendo o envolvimento de mais atores no processo, o reforço da componente de serviços e a noção de valor para os intervenientes, de acordo com um conjunto de princípios estruturantes.

 

Entidade Financiadora

P2020

Montante global

2 291 315,67 €

Montante CINTESIS

41 988,80 €

Investigadores CINTESIS envolvidos

Ricardo João Cruz Correia (PI)

Project Details

Categories: