Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

PROFILE // Lia Fernandes fala dos seus objetivos para 2018

Início/Profile/PROFILE // Lia Fernandes fala dos seus objetivos para 2018

PROFILE // Lia Fernandes fala dos seus objetivos para 2018

Sempre quis ser médica, certamente inspirada pelo pai, “pelo seu exemplo de total dedicação e espírito de missão”, conta-nos Lia Fernandes, investigadora do grupo AgeingC do CINTESIS, acrescentando que elegeu desde cedo a Psiquiatria entre as suas preferências, “fortemente influenciada pelo Prof. Fernandes da Fonseca”, com quem ainda teve o “privilégio de trabalhar”.

Lia Fernandes é médica psiquiatra, com a competência de Geriatria pela Ordem dos Médicos, assistente graduada sénior de Psiquiatria no Centro Hospitalar S. João do Porto e Terapeuta Familiar. É também professora associada com agregação do Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Enquanto docente da FMUP, tem a seu cargo a regência da Unidade Curricular de Psiquiatria e Saúde Mental – Prática Clínica (6.º ano) do Mestrado Integrado em Medicina. Assume ainda o ensino da Saúde Mental no Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria da U.Porto/U.Aveiro, bem como a regência das unidades curriculares de Psiquiatria Geriátrica no Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental e de Doenças Psiquiátricas na Pós-Graduação em Geriatria da FMUP.

Lia Fernandes tem vindo a ocupar diversos cargos de destaque a nível internacional e nacional, tendo sido eleita para a Board of Directors da International Psychogeriatric Association (IPA) (2011 a 2014), integrando desde 2014 o seu Expert Advisory Council (EAC), bem como para o Board of Directors da International Family Therapy Association (IFTA), durante dois mandatos (2009 a 2012 e 2012 a 2015). Foi ainda Presidente da Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria (APG) (2010 a 2013), cofundadora do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências (GEECD) e membro da direção (2008 a 2010) e integra o Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia/SPGG (desde 2012).

Foi cofundadora da Sociedade Portuguesa de Psicossomática (SPP). Foi ainda eleita em dois mandatos consecutivos (1997-2000; 2000-2003) para a Direção Nacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF), tendo também criado a Delegação no Norte da Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB), onde é Diretora Clínica.

Entre outras atividades científicas, dedica-se à investigação, trabalhando nas áreas do envelhecimento, da demência, do delirium, da depressão e da fragilidade nos idosos, entre outros temas em torno da Geriatria e da Saúde Mental, como comprovam os inúmeros artigos publicados em revistas científicas internacionais, capítulos, livros. Mais recentemente, editou dois Special Issues em Aging and Mental Health e Mood and Cognition in Old Age da Frontiers in Aging Neuroscience, e publicou o capítulo “Mental Health Carers”, na obra Global Mental Health da Editora Springer.

Lia Fernandes integra a rede pan-europeia de investigadores INTERDEM (Early detection and timely INTERvention in DEMentia), estando neste momento a trabalhar em diversos projetos de investigação ligados ao diagnóstico precoce e intervenção em doenças crónicas características dos mais velhos, nomeadamente ao nível da demência, delirium, depressão, alterações comportamentais e psicológicas, bem como a fragilidade no idoso. Soma ainda a participação no Consortium Ageing Network-UP e no Porto4Ageing.

Ambição para o próximo ano?

Terminar alguns projetos em curso na área das demências, muito particularmente nas alterações comportamentais do idoso, no delirium e na fragilidade.

Ambição para os próximos 10 anos?

Dar o meu contributo para a melhoria da prática clínica psiquiátrica e para o desenvolvimento da investigação, nomeadamente na área das Neurociências.

Que vida para além da investigação e do ensino? Ter tempo para retomar o meu gosto pelas artes plásticas (desenho e pintura) e dedicar-me a algumas causas de intervenção social.

Por | 2018-02-05T14:10:31+00:00 Janeiro 10th, 2018|Categorias: Profile|Tags: , , |Comentários fechados em PROFILE // Lia Fernandes fala dos seus objetivos para 2018

Sobre o Autor: