Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Sobre o CINTESIS

Início/Sobre o CINTESIS
Sobre o CINTESIS 2017-06-30T17:58:06+00:00
Diagrama identitário do CINTESIS
(Baseado no testemunho dado pelos investigadores CINTESIS em Fev 2017)

CINTESIS

O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde é uma grande Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) cuja missão é encontrar respostas e soluções, no curto prazo, para problemas de saúde concretos, sem nunca perder de vista a relação custo/eficácia.

Sediado na Universidade do Porto, o CINTESIS orgulha-se da sua natureza multicêntrica, descentralizada e flexível, detendo polos em 8 instituições de Ensino Superior: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira, Instituto Superior de Engenharia do Porto e Escola Superior de Enfermagem do Porto. Coopera ainda com 18 institutos politécnicos.

No total, o centro agrega mais de 450 investigadores, em 16 grupos de investigação que trabalham em 4 grandes linhas temáticas: Investigação Clínica e Serviços de Saúde; Neurociências e Envelhecimento Ativo; Diagnóstico, Doença e Terapêutica; e Dados e Métodos.

Mais sobre nós

Promover e integrar investigação fundamental, clínica e aplicada, com o objetivo de acelerar o ciclo de investigação translacional, nomeadamente através da melhoria da transferência de tecnologia para o setor de saúde e/ou inovação em cuidados de saúde.

O CINTESIS mantém ligações a diversas instituições internacionais, com o objetivo de promover investigação científica inovadora, interdisciplinar e clinicamente relevante nas áreas das prevenção, diagnóstico, gestão e tratamento em saúde.

Dentro das colaborações existentes, destaca-se a cooperação com entidades tão reputadas quanto o Imperial College London (Reino Unido), a Arhus University (Dinamarca), a Sidney University ou a Harvard University (Estados Unidos). Destacam-se ainda as colaborações encetadas com países de língua oficial portuguesa, traduzidas em projetos comuns com as Universidades de São Paulo (Brasil) e de Minas Gerais (Brasil), por exemplo.

Em 2016 foram atribuídos 21 prémios e/ou distinções a investigadores do CINTESIS, o que representa um aumento de 31% face ao valor registado no ano anterior. Pela sua importância pública e científica, destacam-se o Prémio Pfizer de Investigação Clínica 2016 (atribuído a Pedro Pimentel Nunes), o Prémio Banco Carregosa (ganho por Liane Costa, no âmbito dos seus trabalhos de doutoramento no PDICSS, Programa Doutoral apoiado pelo CINTESIS, e no ISPUP), o Prémio SPAIC – DIATER 2016 (concedido a Bernardo Sousa Pinto), o Prémio Iraci Santos (obtido por José Carlos Carvalho) ou a Fellowship da European Association for Endoscopic Surgery (fruída por Gil Faria).

Lista de Prémios 2016

Vídeo

Scientific Coordinator

Altamiro da Costa Pereira
Altamiro da Costa PereiraCoordinator
OrcidAuthenticus
Altamiro da Costa Pereira é Coordenador do CINTESIS.
Investigador principal da TL1 – Clinical & Health Services Research, Altamiro da Costa Pereira é professor catedrático e diretor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Licenciou-se em Medicina pela FMUP, em 1983, tendo iniciado a sua carreira académica como Assistente Estagiário de Epidemiologia e Saúde Pública, em 1985, e frequentado a especialização em Pediatria, no Hospital de São João (Porto). Participou também em vários cursos de pós-graduação nas Universidades de Johns Hopkins (EUA), McGill (Canadá) e Nijmegen (Holanda) e concluiu os seus Estudos de Doutoramento no Ninewells Hospital and Medical School – Universidade de Dundee (Escócia), em 1993.

Altamiro da Costa Pereira tem desenvolvido atividade científica em instituições nacionais e estrangeiras, nas áreas da epidemiologia, informática médica e investigação clínica, publicando mais de 300 trabalhos científicos. Participou em mais de 50 painéis e comissões de avaliação de bolsas, projetos e equipas de investigação científica, nacionais e internacionais, nas áreas das ciências da vida, da saúde e tecnologias, sendo regularmente convidado pela Comissão Europeia como avaliador, desde 1999.

Recentemente, foi reeleito membro do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Management Team

António Soares
António SoaresExecutive Manager

António Soares é o gestor executivo do CINTESIS, liderando a equipa de gestão.

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho e pós-graduado em Gestão de Projetos pela EGP-Porto Business School, António Soares passou pela prática clínica e pela docência no Ensino Superior antes de se dedicar exclusivamente à Investigação.

Em 2011, integrou um projeto na área da Comunicação Clínica, sob a tutela da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), que lhe permitiu visitar todas as Faculdades de Medicina do país e conhecer a fundo o que é o Ensino Médico em Portugal. Paralelamente, foi formador no Centro de Simulação Médica do Porto (CESIMED) e membro associado do Centro de Simulação Biomédica da FMUP.

Foi convidado, em 2012, para tomar a seu cargo a gestão científica do CINTESIS, tendo somado a estas funções a representação da FMUP no AgeUP Consortium, no PtCRIN (Portuguese Clinical Research Infrastructure Network, no Health Cluster Portugal e na A3ES.

É também especialista da Agência Nacional de Inovação (ANI), tendo acompanhado a submissão de mais de uma centena de projetos científicos, alguns de dimensão internacional. Recentemente, foi convidado pela Comissão Europeia para integrar o restrito grupo de especialistas que avaliam e monitorizam os projetos científicos financiados por essa entidade.

Catarina Neves
Catarina NevesResearch Manager
Catarina Alves Neves é Research Manager no CINTESIS desde 2016, estando especialmente focada na gestão de projetos e de fontes de financiamento internacionais.

Doutorada em Engenharia Biomédica pela Universidade do Minho, Catarina Alves Neves fez investigação em vários institutos de investigação, tendo passado pelo 3B’s Research Group – Universidade do Minho e pelo I3S – Universidade do Porto, bem como pelas Universidades de Liverpool (Reino Unido), Texas (EUA) e Harvard (EUA). Foi também docente universitária entre 2010 e 2016.

Entre 2005 e 2008 esteve envolvida na gestão de diferentes projetos europeus, tendo assumido a supervisão e monitorização das atividades laboratoriais, bem como a organização de conferências, a elaboração de relatórios, a apresentação de resultados e a interação com os órgãos oficiais da Comunidade Europeia.

A sua experiência científica valeu-lhe, em 2016, um convite da Comissão Europeia para integrar o júri de avaliação e monitorização dos projetos científicos europeus.

Atualmente, frequenta o Curso de Pós-graduação em Gestão de Projetos da EGP-Porto Business School.

Isabel Costa Pereira
Isabel Costa PereiraResearch Manager

Isabel Pereira é Research Manager no CINTESIS desde 2016, estando especialmente focada na gestão de projetos e de fontes de financiamento nacionais.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Isabel Pereira iniciou a sua carreira profissional na Associação Portuguesa das Indústrias de Malha e de Confeção. No final de 2002, transitou para a Associação Portuguesa de Comércio Mobiliário, tendo promovido a legalização e dinamização da associação e a sua incorporação nas Estratégias de Eficiência Coletiva em 2008.

Com uma enorme experiência na elaboração de projetos concorrentes a fundos nacionais e na mediação a fontes de financiamento, promotores e organismo governativos, Isabel Pereira assumiu a gestão do Cluster das Empresas de Mobiliário de Portugal, tendo estado na génese das Estratégias de Eficiência Coletiva, em representação do Setor do Mobiliário.

Em 2013, desenvolveu o Departamento de Consultoria e Projetos do Calculus Projects (Emibra), onde acompanhou diversos projetos nas áreas da internacionalização, da inovação produtiva e da saúde.

Paula Abrantes
Paula AbrantesFinancial Manager

Paula Abrantes é Financial Manager no âmbito da Equipa de Gestão do CINTESIS, integrando a área funcional financeira desde meados de 2016.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Paula Abrantes possui mais de 25 anos de experiência em gestão financeira.

Iniciou a sua carreira como auditora numa prestigiada multinacional, tendo, posteriormente, ocupado o cargo de Diretora Administrativa e Financeira de um grupo de empresas do setor dos transportes e do turismo durante 10 anos. Perante o apelo do setor empresarial, iniciou a sua carreira de empresária, onde prestou serviços de consultadoria financeira e de negócios fazendo intermediação entre a banca, particulares e empresas.

Após a crise financeira de 2010, deu um novo rumo à sua carreira, tendo enveredado, em 2012, pela gestão financeira na área da Investigação Científica, na qualidade de gestora de projetos do Requimte – Rede de Química e Tecnologia. Nesta unidade de investigação, granjeou uma importante experiência profissional na área de gestão financeira de projetos de I&D financiados por entidades nacionais e internacionais.

Ana Maria Gomes
Ana Maria Gomes Financial Manager
Ana Maria Gomes é Financial Manager no âmbito da Equipa de Gestão do CINTESIS, desde novembro de 2016, integrando a área funcional financeira.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é também bacharel em Contabilidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), detendo o título de Contabilista Certificada.

Com mais de dez anos de experiência na área financeira e contabilística, trabalhou em diferentes áreas de negócio, desde as tecnologias de informação aplicadas ao mercado financeiro até ao investimento imobiliário.

Mais recentemente, esteve envolvida na gestão financeira e na elaboração de orçamentos em candidaturas de projetos de investigação a fundos europeus, no âmbito das atividades do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Maria João Aguiar
Maria João Aguiar Innovation & TT Manager
Maria João Aguiar é responsável pela área funcional de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Mestre em Economia e Gestão de Inovação pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Maria João Aguiar é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da mesma Universidade (FBAUP).

Iniciou a sua carreira no INESC TEC, em 2013, tendo estado envolvida em estudos de sistemas de inovação, gestão e estratégias da inovação e implementação de sistemas de gestão de inovação em empresas. Passou, posteriormente, pela FAHR 021.3 (UPTEC), onde assumiu as funções de Project Manager e de Business Developer.

Já no CINTESIS, contribuiu para que as empresas FastINOV, VirtualCare, IS4Health e Medida obtivessem a Chancela U.Porto Spin-off.

Olga Estrela Magalhães
Olga Estrela MagalhãesMedia Relations Specialist

Olga Estrela Magalhães é Media Relations Specialist no CINTESIS e responsável pela área funcional da Comunicação, desde novembro de 2016.

Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação (2005) e Mestre em Ciências da Comunicação (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Olga Estrela Magalhães é especializada em Assessoria Mediática na área da Investigação em Saúde, contando com mais de dez anos de experiência neste campo.

Iniciou a tua atividade profissional em 2005, no Gabinete de Comunicação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), tendo integrado diversos projetos de comunicação e assumido a operacionalização da estratégia mediática da instituição. Entre março de 2013 e maio de 2016 acumulou às funções de Assessoria Mediática a coordenação desse Gabinete, passando a gerir as áreas de Organização de Eventos, Relações Públicas e Protocolo.

Neste momento, frequenta o Programa Doutoral em Comunicação da Universidade do Minho, na área da Investigação Médica nos Media.

Cláudia Azevedo
Cláudia AzevedoCommunication Manager
Cláudia Azevedo é Communication Manager no CINTESIS, integrando a área funcional da Comunicação desde 2017.

Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Cláudia Azevedo tem uma vasta experiência em Jornalismo em Medicina e Comunicação de Ciência, tendo colaborado com diversas publicações médicas e websites de divulgação científica e de educação para a saúde.

Em 2012, juntou-se ao projeto Ciência 2.0 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido responsável pela escrita de guiões para documentários e magazines transmitidos pela RTP. Trabalhou ainda como investigadora, gestora e formadora em projetos relacionados com literacia mediática, literacia científica e literacia de saúde.

Estando responsável pela gestão das redes sociais do CINTESIS, concluiu recentemente um Curso de Marketing Digital ministrado pela Google e encontra-se a frequentar o Curso “Informar Ciência e Saúde” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Bárbara Mota
Bárbara MotaGraphic Designer

Bárbara Mota é Graphic Designer no CINTESIS, integrando a área funcional da Comunicação da Equipa de Gestão, desde 2017.

Licenciada em Design da Comunicação e mestre em Design Gráfico e Projetos Editoriais, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Bárbara Mota diferenciou-se em estratégias de design gráfico em Saúde.

Iniciou a carreira profissional em 2014, com um estágio no CINTESIS. Para além de ter estado envolvida no desenvolvimento gráfico dos materiais de divulgação de diversas pós-graduações, desenvolveu todo o estacionário do projeto europeu IoGeneration, bem como as imagens do 8.º Simpósio em Informática Médica e do ICC – Annual Meeting (International Centenarian Consortium).

Mais recentemente, desenvolveu a nova imagem de marca do CINTESIS.

Pedro Sacadura
Pedro SacaduraDigital Marketing Manager
Pedro Sacadura é Digital Marketing Manager na Equipa de Gestão do CINTESIS, integrando a área funcional da Comunicação.

Licenciado em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Pedro Sacadura é especializado em Marketing Digital, somando no seu curriculum outras áreas, tais como Web Design e Multimédia, Programação de Páginas de Internet e Google Adwords.

Iniciou a sua atividade profissional, em 2008, no Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), tendo estado envolvido na criação e manutenção de dezenas de websites na área da Investigação e do Ensino Superior, no desenvolvimento de campanhas de divulgação de mestrados, doutoramentos, cursos de educação contínua e eventos científicos e na conceção de várias imagens de marca.

Recentemente, concluiu o Curso de Marketing Digital ministrado pela Google.

Milaydis Sosa Napolskij
Milaydis Sosa NapolskijOffice Manager & Translator

Milaydis Sosa Napolskij é Office Manager & Translator no CINTESIS, tendo iniciado funções em junho de 2017.

Tradutora e intérprete, licenciada em Língua Inglesa pela Universidad de La Habana, Cuba, Milaydis Sosa Napolskij obteve o grau de especialização em Terminologia e Tradução em 2004 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Iniciou a sua carreira como professora de inglês, tendo, em 2003, enveredado pela gestão de comunicação e bolsas no âmbito do Programa de Bolsas de Alto Nível para América Latina (AlBan). Em 2010, ingressou no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na qualidade de assessora da direção do Departamento de Imuno-Fisiologia e Farmacologia (IMFF) e da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica – UMIB.

Paralelamente, tem participado em vários eventos científicos e académicos como intérprete e assistente e, mais recentemente, como membro das comissões organizadoras na gestão de espaços e comunicações, preparação de orçamentos e coordenação logística.

Atualmente, é doutoranda do 3.º Ciclo de Estudos da Linguagem, ramo Tecnologia da Linguagem Humana da FLUP.