Termos e Políticas de utilização

O website www.cintesis.eu é um website pertencente ao CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, tendo como objetivo a prossecução das atividades realizadas no âmbito desta Unidade de I&D da Universidade do Porto e sua divulgação para o público em geral. Por favor, leia atentamente os termos e condições de utilização antes de utilizar este website.
  • Os utilizadores declaram conhecer, compreender, aceitar e cumprir integralmente os termos e condições de utilização deste website.
  • Os utilizadores obrigam-se a respeitar os direitos de autor, direitos conexos e de propriedade intelectual do CINTESIS, dos seus promotores e colaboradores.
  • Os utilizadores obrigam-se à proibição de copiar, divulgar, transmitir, reproduzir ou difundir materiais publicados neste website, respeitando os direitos legais sobre os mesmos, exceto em caso de uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que a sua origem seja claramente identificada.
  • Os utilizadores comprometem-se a não veicular através deste website qualquer tipo de conteúdo ofensivo, difamatório, discriminatório, racista, obsceno ou violento.
  • O CINTESIS encontra-se ligado a websites externos sobre os quais não tem qualquer controlo e pelos quais não assume qualquer responsabilidade.
  • O CINTESIS não se responsabiliza por quaisquer anomalias ou danos que possam derivar da utilização do website, designadamente por vírus causados pelo acesso a hiperligações disponibilizadas.
  • Os utilizadores declaram-se totalmente responsáveis por quaisquer danos que venham a provocar, quer ao CINTESIS, quer a terceiros, pelo não cumprimento dos termos e condições aqui descritos, bem como pelo não cumprimento das normas legais.
  • O CINTESIS pode suspender ou alterar os presentes termos e condições, sem aviso, a todo e qualquer momento.
  • As questões constantes dos termos e condições são reguladas pela legislação portuguesa em vigor.

Universidade do Porto acolheu Curso da “School of MRI 2017”

Início/Eventos, Investigação/Universidade do Porto acolheu Curso da “School of MRI 2017”

Universidade do Porto acolheu Curso da “School of MRI 2017”

Cerca de meia centena de participantes de 11 nacionalidades reuniram-se num Curso sobre técnicas avançadas de neuroimagem da “School of MRI 2017”, no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), entre 15 e 17 de Junho. Durante estes três dias, reuniram-se “experts” em neuroimagem, médicos, técnicos de imagiologia, e docentes de diferentes nacionalidades.

Do Reino Unido à Turquia, passando pela Holanda, França, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália, Bélgica, até Portugal, à Rússia e ao Irão, foram múltiplos os países representados neste Curso, promovido pela Sociedade Europeia de Ressonância Magnética em Medicina e Biologia, em parceria com a Escola Europeia de Radiologia, e organizado localmente por António Bastos Leite, investigador principal do grupo MedISP do CINTESIS, docente e médico Neurorradiologista da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Considerado pela organização central, representada por Alexander Leemans (Utrecht, Holanda), como um verdadeiro sucesso, este Curso permitiu aos participantes aprofundar o conhecimento sobre imagem por ressonância magnética funcional (fMRI) e imagem por tensor difusão (DTI) com ênfase em aplicações clínicas. Graças a um programa diversificado, o Curso contou com um componente prático, onde foi possível assistir a aquisição de imagens fMRI, discutir resultados, e ver a aplicação de imagens DTI a casos clínicos selecionados.

Tratando-se de técnicas de neuroimagem cada vez mais utilizadas no estudo do cérebro humano que ajudam a esclarecer a sua atividade e conexões, foi versada a aplicação da fMRI e DTI aos sistemas motor, auditivo, visual, e à linguagem. No último dia, foi enfatizada a aplicação de novas técnicas de ressonância magnética à Psiquiatria, uma das áreas de eleição do investigador do CINTESIS, perspetivando-se o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas aplicadas ao diagnóstico e ao prognóstico (após terapêutica) de um conjunto de perturbações mentais.

Por | 2017-06-28T20:12:39+00:00 Junho 27th, 2017|Categorias: Eventos, Investigação|Tags: , , , , |Comentários fechados em Universidade do Porto acolheu Curso da “School of MRI 2017”

Sobre o Autor: