É já nos próximos dias 26 e 27 de maio que se realiza o 1º Seminário Nacional de Cuidados Paliativos – Ética, Prática e Educação, numa organização conjunta do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da Associação Portuguesa de Bioética e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O evento irá decorrer no CIM – Centro de Investigação Médica da FMUP.
Rui Nunes, investigador principal do Grupo ManEthics do CINTESIS e diretor mundial do Departamento de Investigação da Cátedra de Bióetica da UNESCO, é o grande mentor deste Seminário, que se realiza pela primeira vez em Portugal.
Na sessão de abertura, marcada para as 15 horas do dia 26 de maio, sexta-feira, estarão presentes diversas individualidades, designadamente Altamiro da Costa Pereira, coordenador do CINTESIS e diretor do MEDCIDS e Carlos Vital, Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
A Conferência inaugural, intitulada “Ética em Cuidados Paliativos Pediátricos”, estará a cargo de Christina Ullrich da Universidade de Harvard. A moderação estará a cargo de Francisca Rêgo. Segue-se o primeiro painel do Seminário, no qual serão discutidas as “Controvérsias em
Cuidados Paliativos” em temas como a sedação paliativa, a distanásia e a ortotanásia e as boas práticas em cuidados paliativos. Paula Silva, Paulo Maia e Anabela Morais serão os intervenientes, cabendo a Miguel Ricou moderar o debate.
No dia 27 de maio, a partir das 9 horas, Sofia Nunes e Sílvia Caldeira irão falar sobre qualidade de vida em doentes terminais e sobre vulnerabilidade, sofrimento e espiritualidade, respetivamente. Judite Sá será a moderadora deste segundo painel.
O último painel irá incidir sobre o ensino e a formação pré-graduada e pós-graduada, contando, para isso, com as intervenções de Telmo Baptista e Eduardo Carqueja e com a moderação de Ivone Duarte.
Após um período de discussão, caberá a José Gallo, diretor do Conselho Federal de Medicina do Brasil, encerrar o Seminário, havendo ainda tempo para a entrega de um prémio ao melhor póster.
A entrada é livre.