Uma equipa de investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde ganhou o Prémio de Melhor Póster em Investigação Fundamental, no âmbito do In4Med – Coimbra’s Scientific and Medical Congress, que se realizou no passado mês de fevereiro.
Apresentado por Manuel Gonçalves-Pinho, membro da equipa do In4Health do CINTESIS, o Póster tem como título “Why, how and when are patients with chromossomal anomalies hospitalized?”. A equipa integra ainda o investigador João Vasco Santos e é coordenada pelo especialista em Bioestatística do CINTESIS, Alberto Freitas.
O Póster premiado resulta de um projeto de investigação que analisou cerca de 5 mil doentes com anomalias cromossómicas (como Trissomia 21 ou Síndrome de Down, Trissomia 18 e Síndrome de Klinefelter) internados nos hospitais públicos portugueses.
O objetivo do estudo era avaliar os motivos das hospitalizações, as características sociodemográficas dos doentes internados e os custos associados a esses internamentos. Os resultados da investigação nestas doenças raras deverão ser divulgados em breve.
O In4Med, onde foi atribuído este primeiro Prémio, é um congresso científico e médico organizado pela Associação de Estudantes de Medicina de Coimbra (NEM/AAC). O objetivo é promover o envolvimento de estudantes de medicina em projetos de investigação, estimular o interesse na investigação em Ciências da Saúde e premiar os melhores projetos.