O Simpósio de Informática Médica (SIM) vai realizar a sua 10ª edição no próximo dia 23 de setembro, sábado, das 9:00 às 12:30 horas, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Departamento de Ciências de Computadores), com o apoio do CINTESIS.
O evento servirá também como “pontapé de saída” para mais um ano letivo do Mestrado em Informática Médica (MIM) e do Curso de Especialização em Informática na Saúde, dirigidos respetivamente por Alberto Freitas e por Pedro Pereira Rodrigues, ambos investigadores integrados do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
O principal objetivo do Simpósio é promover a apresentação e discussão dos trabalhos científicos realizados pelos estudantes do MIM, no âmbito da sua formação, bem como de outros trabalhos relevantes nesta área. Entre os temas a abordar estão, por exemplo, as redes bayesianas, a codificação clínica, a auscultação cardíaca e o data mining.
Após as boas-vindas, que serão dadas pelo diretor do MIM, o programa começará com a intervenção do investigador Hernâni Gonçalves, intitulada “Signal processing applications in obstetrics”. Seguem-se Diogo Lajas, com o tema “Análise e comparação de mensagens HL7 em ambiente hospitalar” e José Águeda, com a “Validação de uma tecnologia de auscultação cardíaca para o ensino pós-graduado”.
Tiago Martins falará sobre “Evidence of Temporal Bayesian Networks applications for health-related problems: a systematic review” e João Almeida irá falar sobre “Data Mining e Reacções adversas ao medicamento”. “Codificação Clínica e as barreiras associadas à qualidade dos dados: perspetiva dos médicos codificadores” será o tema da apresentação de Vera Pires. Para terminar, Tiago Costa explicará o percurso do “ObsCare – da academia ao mercado” e Pedro Brandão encerrará os trabalhos.
Organizado pelo MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, dirigido por Altamiro da Costa Pereira, o Simpósio de Informática Médica tem como principais destinatários profissionais, estudantes e investigadores da área da saúde e informática, estando aberto a todos os interessados. Desenvolvido também no âmbito do MEDCIDS, o Mestrado em Informática Médica vai já na sua 12ª edição, somando, até à data, mais de 330 alunos.
Mais informações em http://mim.med.up.pt/index.php/pt/eventos/sim