Está marcada para dia 1 de junho, a partir das 14 horas, na sede do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, a reunião ARIA@FARMA: O papel da Farmácia Comunitária apoiada por mobile Health na alergia respiratória.
Contando com a presença de Jean Bousquet, reputado especialista internacional na área da alergia, esta reunião servirá de pontapé de saída de um projeto internacional que pretende “comparar o impacto do uso de um sistema de apoio à decisão, usando a app Allergy Diary, com os cuidados padrão no controlo da rinite alérgica, no âmbito da farmácia comunitária”, explica João Fonseca, especialista em Imuno-Alergologia e investigador do CINTESIS na área das tecnologias aplicadas à saúde.
A rinite alérgica é a forma mais prevalente de rinite, afetando cerca de 30% da população mundial. Embora tenda a ser desvalorizada, esta doença afeta negativamente a qualidade de vida dos pacientes, comprometendo o sono, a função motora, a cognição e a participação em atividades sociais. Aliás, a app Allergy Diary ajudou a comunidade médica-científica a perceber o impacto da rinite na redução do desempenho profissional dos doentes, quantificando o presenteísmo – nome dado às situações em que se está presente no trabalho, mas sem produtividade.
A maioria dos doentes com rinite alérgica automedica-se com fármacos que adquirem nas farmácias. “Os farmacêuticos são profissionais de saúde que merecem a confiança dos pacientes e tendem a funcionar num regime de proximidade e acessibilidade do mais alto nível”, frisa o investigador do CINTESIS. “Os farmacêuticos são a base da gestão da rinite alérgica na maioria dos países”, defende o especialista, acrescentando que “é possível aos farmacêuticos identificar, acompanhar e rever os pacientes com rinite alérgica nas farmácias comunitárias”.
A reunião arranca às 14h30, com a Sessão de Abertura que estará a cargo de Altamiro da Costa Pereira (coordenador do CINTESIS e professor catedrático da Faculdade de Medicina da U.Porto) e Jean Bousquet (Universidade de Montepellier, França).
Segue, às 15h00, com uma intervenção do especialista francês, intitulada “From guidelines to mHealth to change management – the example of allergic Rhinitis impact on asthma”. Recorde-se que para além de professor emérito de Medicina Pulmonar na Universidade de Montpellier (França), Jean Bousquet foi o fundador da ARIA (Rinite Alérgica e Impacto na Asma), em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Foi também presidente da Aliança Global da OMS contra Doenças Respiratórias Crónicas entre 2005 e 2013.
Às 15h40, está prevista a realização de um painel sobre “Serviços farmacêuticos e mHealth – desafios de integração no sistema de saúde”. O objetivo é promover o debate entre os mais relevantes stakeholders institucionais associados à área da Farmácia e da mHealth, sendo que para isso foram convidados representantes institucionais da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácia, da Associação de Farmácias de Portugal, da Faculdade de Farmácia da U.Porto e do CINTESIS.
Note-se que o mobile Health (mHealth) é uma das áreas mais promissoras no que respeita à monitorização à distância e autogestão das doenças crónicas, tais como a asma ou a rinite alérgica. “A associação deste novo paradigma de cuidados de saúde ao contacto da Farmácia Comunitária com os pacientes merece ser explorada, no melhor interesse dos pacientes”, explica João Fonseca.
A reunião prossegue com as intervenções dos promotores da reunião. Elísio Costa fala às 17h10 sobre a “Adesão à terapêutica, envelhecimento e mHealth” e, de seguida, Ema Paulino, do Grupo Holon e da Federação Internacional de Farmácia, aborda os “Cuidados farmacêuticos e alergia respiratória”.
A seguir ao intervalo, por volta das 17h50, cabe a João A. Fonseca fazer a retrospetiva da aplicação do Diário de alergia em Portugal. Olga Lourenço termina, com a apresentação do estudo ARIA nas Farmácias.
Inscrições gratuitas, limitadas à lotação da sala (60 px).
Programa Final