Project Description
Together We Stand: Promoting Adherence in End-stage Disease Through Familiy-Based Self-Management Intervention
O projeto Together We Stand, financiado pela FCT com mais de 200 mil euros, visa desenhar e avaliar uma intervenção em autogestão da doença centrada na família para doentes em tratamento de hemodiálise e seus familiares.
Liderado por Daniela Figueiredo (CINTESIS/Universidade de Aveiro), o projeto irá reunir evidência acerca dos efeitos das intervenções de base familiar, esperando-se que estas contribuam para maximizar a adesão à hemodiálise, melhorar o ajustamento de pacientes e familiares, manter a mudança comportamental a médio prazo e prevenir a rutura do suporte familiar.
Abstract
Estudos prévios evidenciaram os fatores da não adesão aos tratamentos de hemodiálise (HD), associada a um aumento da morbilidade e mortalidade precoce. Fatores cognitivos e psicológicos são preditores de (não) adesão. O suporte familiar também tem sido evidenciado como um importante determinante.
Intervenções para melhorar a adesão e ajustamento à HD combinando vários métodos psicológicos e educativos têm mostrado apenas efeitos modestos. Porém, estas intervenções são centradas no paciente e não atendem à influência das relações familiares na gestão da insuficiência renal crónica terminal (IRCT).
Este projeto visa desenhar e avaliar uma intervenção em autogestão da doença centrada na família para pacientes adultos em HD e respetivo familiar. Coloca-se como hipótese que, comparada com intervenções centradas no paciente ou tratamento usual, a intervenção centrada na família terá efeitos mais significativos na adesão dos pacientes à HD e no ajustamento psicossocial de pacientes e familiares.
Espera-se a obtenção de evidência acerca dos efeitos das intervenções de base familiar para: maximizar a adesão à HD; melhorar o ajustamento de pacientes e familiares; manter a mudança comportamental a médio prazo e prevenir a rutura do suporte familiar.
Entidade Financiadora
FCT
Montante global
214.749 euros
Montante CINTESIS
207.137 euros
Investigadores CINTESIS envolvidos
Daniela Figueiredo (PI – Investigadora responsável), Roberta Frontini, Óscar Ribeiro, Constança Paúl