A Propriedade Intelectual é o tema da primeira sessão do “BISTAS LARGAS – PARA VER MAIS DO QUE O ÓBVIO”, que o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde vai levar a efeito no dia 14 de setembro, entre as 15 e as 18 horas, na Casa do Infante, no Porto, em parceria com a U.Porto Inovação  e o apoio do ScaleUp Porto.

Estão confirmadas as presenças de Anabela Carvalho, Patent and Trademark Attorney e European Trademark and Design Attorney (INPI e EUIPO), de Fátima São Simão, Director of Development/Public Lead (UPTEC/Creative Commons Portugal) e de Maria Oliveira (U.Porto Inovação). Os convidados irão partilhar com os presentes o “Bê-à-bá da Propriedade Intelectual”.

A sessão prosseguirá com uma mesa intitulada “A conversar é que a gente se entende”, onde empreendedores responsáveis de várias empresas de dimensão internacional irão partilhar as suas experiências, com a moderação de Filipe Castro, da U.Porto Inovação. Pedro Gomes representará a IS4Health e Cidália Pina Vaz falará em nome da FASTinov. A lista termina com Ricardo Cruz Correia, da HLTSYS – Healthy Systems, e Hélder Crespo, da Sphere.

A Propriedade Intelectual (Propriedade Industrial e Direitos de Autor) é um mecanismo fundamental de proteção dos resultados das atividades criativas e inventivas, associando-se ao desenvolvimento científico, tecnológico, económico e social, no âmbito de um mercado concorrencial moderno e global. Os criadores e inovadores dispõem de um sistema dotado de instrumentos eficazes que garantem e protegem os direitos de utilização e comercialização exclusivas, permitindo obter um retorno do trabalho e investimento realizado, além de fomentar a inovação e o crescimento.

Em Portugal, o Código de Propriedade Industrial consagra a proteção de patentes, modelos de utilidade, modelos e desenhos industriais, cabendo ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial,  organismo do Ministério da Justiça, a atribuição e proteção dos direitos de propriedade industrial, assim como a promoção de marcas, patentes e designs nacionais no estrangeiro.

De acordo com o INPI, foram registados mais de 21 mil pedidos de marcas, logótipos e outros sinais distintivos de comércio em 2017, o que representou um aumento de 7% relativamente ao ano anterior. Já as invenções (patentes e modelos de utilidade) registaram uma queda. A nível europeu, o EUIPO – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, a agência que gere os direitos relativos às marcas e aos desenhos e modelos da UE, analisa, em média, 115 mil pedidos de marcas e 85 mil pedidos de desenhos ou modelos por ano.

O “BISTAS LARGAS” é uma iniciativa do CINTESIS, tendo sido selecionada para a segunda edição da Convocatória Aberta ScaleUp Porto. A iniciativa compreende três sessões de formação e discussão dedicadas às áreas da Propriedade Intelectual, da Regulamentação/Certificação e da Comunicação, marcadas para os dias 14, 21 e 28 de setembro, respetivamente, sempre das 15 às 18 horas.

Inscrições:

Sessão 1/Propriedade Intelectual – 14 de setembro

https://goo.gl/EiAQfd

Sessão 2/Regulamentação e Certificação – 21 de setembro

https://goo.gl/nP4ACM

Sessão 3/Comunicação – 28 de setembro

https://goo.gl/xQWxaF

Mais informações:

Website: https://cintesis.eu/pt/bistas-largas/

Email: mjaguiar@cintesis.eu