Alan Christensen, da Universidade do Iowa (EUA) irá dar uma conferência intitulada “Psychological and behavioral factors in end stage renal disease: An interactive approach” no próximo dia 26 de junho, pelas 11 horas, na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA).
O evento insere-se no âmbito do projeto “Together We Stand: Promoting adherence in end-stage renal disease through a family-based self-managment intervention”, liderado por Daniela Figueiredo, investigadora do CINTESIS/ESSUA.
Alan Christensen é professor na Universidade do Iowa e investigador nas áreas da Psicologia Clínica, ajustamento à doença crónica, interação paciente-profissional de saúde, personalidade e saúde. É autor de várias publicações em revistas científicas e editor do Journal of Behavioral Medicine. Tem recebido vários prémios pelos seus contributos para o desenvolvimento da Psicologia da Saúde e Medicina Comportamental, nomeadamente da Associação Americana de Psicologia.
O projeto Together We Stand, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com mais de 200 mil euros, visa desenhar e avaliar uma intervenção em autogestão da doença centrada na família para doentes em tratamento de hemodiálise e seus familiares.
O objetivo é reunir evidência acerca dos efeitos das intervenções de base familiar, esperando-se que estas contribuam para maximizar a adesão à hemodiálise, melhorar o ajustamento de pacientes e familiares, manter a mudança comportamental a médio prazo e prevenir a rutura do suporte familiar.
Além de Daniela Figueiredo, investigadora responsável, participam neste projeto outros investigadores do CINTESIS, nomeadamente Oscar Ribeiro e Constança Paúl.
Mais informações sobre a conferência aqui.