Dezenas de enfermeiros, profissionais de saúde, investigadores e docentes vão juntar-se entre os dias 9 e 12 de outubro, no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, para participarem nas comemorações do 10º aniversário do Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem. A organização é do ICBAS e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), com o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
O ponto alto das comemorações será a realização do XII Encontro de Doutorandos em Ciências de Enfermagem, um evento científico que tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido pelas Ciências de Enfermagem e debater a formação avançada em Portugal e no mundo, contando, para isso, com a participação de várias individualidades que têm contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento da disciplina.
“Pretendemos aumentar a visibilidade da Enfermagem como disciplina do conhecimento e promover a Enfermagem como Ciência dentro da Universidade do Porto”, explica Corália Vicente, diretora do Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem.
O destaque vai para a Keynote Speaker Afaf Meleis, Professora de Enfermagem e de Sociologia na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, já considerada uma living legendda American Academy of Nursing. A docente, de origem egípcia, irá proferir uma conferência intitulada “Nursing Scholarship: Reflections on the Past and Envisioning the Future”, no dia 9 de outubro, pelas 11h30.
O evento contará ainda com a participação de Aida Mendes (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – ESEC), Alacoque Erdmann (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), Alexandre Quintanilha (ICBAS), Carmen de La Cuesta (Universidade de Alicante, Espanha), Corália Vicente (ICBAS), Diana Mason (George Washington University School of Nursing, EUA), Ingalill Hallberg (Universidade de Lund, Suécia), José Alberto Correia (Universidade do Porto), Manuela Martins (ESEP), Margarida Vieira (Universidade Católica Portuguesa), Maria Antónia Botelho (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa -ESEL), Maria Arminda Mendes Costa (ESEP), Maria do Céu Barbieri (ESEP), Marta Lima Basto (ESEL), Pam Smith (Universidade de Edimburgo, Escócia), Pedro Moradas Ferreira (ICBAS.UP e I3S), Teresa Lluch (Universidade de Barcelona, Espanha) e Zaida Azeredo (Instituto Piaget).
Outro dos pontos altos do programa científico será o lançamento da obra intitulada “Evidenciando a Essência da Enfermagem”, que reúne os trabalhos realizados ao longo da última década. Ao todo, já se doutoraram mais de 100 alunos em Ciências de Enfermagem, dos quais cerca de 60 após a criação do Programa Doutoral.
Durante as comemorações dos dez anos do programa, será ainda realizada uma homenagem póstuma a Nuno Grande, fundador e professor do ICBAS que exerceu um papel determinante no estabelecimento das Ciências de Enfermagem no instituto.
O Programa Doutoral em Ciências de Enfermagem começou a funcionar no ano letivo 2009/2010, após a adequação a Bolonha. No entanto, a formação avançada em Ciências de Enfermagem tem uma longa tradição no ICBAS, desde 1993, com a criação do Mestrado em Ciências de Enfermagem e, desde 2001, com a criação da área de Doutoramento em Ciências de Enfermagem.
A inscrição no evento pode ser feita aqui até 8 de outubro.
Mais informações (incluindo programa) aqui.