Project Description
CQC – Cuidar de quem Cuida
O Cuidar de Quem Cuida (CQC) é um projeto inovador que promove estratégias de apoio aos cuidadores informais de pessoas dependentes. Com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e José de Mello Saúde, o projeto está a ser implementado pelo Centro de Assistência Social à Infância de Sanguedo – CASTIIS e pela MAZE e tem como parceiros o Portugal Inovação Social, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e o CINTESIS.
Abstract
O projeto Cuidar de quem Cuida (CQC) surgiu da necessidade de respostas de apoio que fossem capazes de promover a saúde mental e a qualidade de vida de cuidadores informais, assim como dotá-los de conhecimentos e competências necessárias para um cuidado otimizado.
A primeira fase do projeto decorreu entre 2009 e 2013, na região Entre Douro e Vouga, e esteve direcionada para cuidadores informais de pessoas com demência e pós-AVC. Assentou em cinco linhas de intervenção centrais: constituição de grupos de intervenção psicoeducativa e de ajuda mútua, constituição de uma bolsa de cuidadores com formação complementar, dinamização de redes locais de voluntariado, diagnóstico de serviços de descanso ao cuidador, e criação de fóruns de discussão.
A segunda fase decorreu entre 2014 e 2016 e considerou outros municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), dirigindo-se especificamente a cuidadores informais de pessoas com demência; esta fase o projeto incluiu três ações – a implementação do programa psicoeducativo do CQC e de grupos de ajuda mútua, a criação de redes de parceria entre várias ONG’s da região, e um estudo de impacto socioeconómico.
A terceira fase do projeto, a ocorrer entre 2019 e 2022, tem como objetivo replicar a iniciativa em mais municípios da zona norte do país, abrindo-se a intervenção a cuidadores informais de pessoas dependentes sem patologia específica.
O projeto está a ser implementado pelo Centro de Assistência Social à Infância de Sanguedo – CASTIIS e pela MAZE, e tem como parceiros o Portugal Inovação Social, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e o CINTESIS.
O Cuidar de quem Cuida foi reconhecido como projeto inovador em janeiro de 2019, data em que recebeu o Título de Impacto Social (TIS) um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social, constituindo-se como o primeiro TIS na Europa na área da saúde.
Entidade Financiadora
O projeto tem como investidores sociais a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e a José de Mello Saúde, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
Montante global
239,660 €
Montante CINTESIS
12,500 €
Referência
POISE-03-4639-FSE-000384
Duração
01/04/2019 a 30/03/2022 (36 meses)
Investigadores CINTESIS envolvidos
Oscar Ribeiro, Daniela Brandão, Cátia L. Pires, Natália Duarte