Project Description

AdHeart

O Projeto AdHeart – Envolva-se com o seu coração: Promoção da adesão terapêutica com um sistema de telemonitorização para pessoas com insuficiência cardíaca crónica é um projeto desenvolvido pelo CINTESIS, em parceria com a Fraunhofer Portugal e a FPCEUP. Com um financiamento global de cerca de 240 milhões de euros da FCT e POR NORTE, o AdHeart visa desenvolver estratégias na área da telemonitorização não-invasiva da insuficiência cardíaca e avaliar o impacto e condicionantes da adesão à tecnologia e à terapêutica.

Abstract

Em Portugal a insuficiência cardíaca (IC) atinge 380 000 doentes e é mais mortal do que muitas formas de cancro mais comuns. Representa 1-2% de todos os custos com a saúde nos países desenvolvidos. 50 a 70% do peso económico da IC deve-se às hospitalizações, que têm uma elevada mortalidade intra e extra-hospitalar e uma marcada  taxa de recorrência. São um aspeto central da IC, deteriorando o prognóstico e constituindo, se repetitivas, uma indicação para transplante cardíaco. São precedidas por um período de descompensação progressiva, a qual, não sendo corrigida, deteriora a situação clínica, conduzindo ao internamento. A telemonitorização invasiva (TMI) permite a deteção precoce de sinais de descompensação, possibilitando a sua correção, e reduzindo as hospitalizações por IC. Embora constitua uma prova de validade do conceito, a implantação intra-torácica de sensores hemodinâmicos não é  exequível  em larga escala.  Alternativamente, a telemonitorização não-invasiva  (TMNI)  poderá ultrapassar essa limitação, contudo depende sobremaneira da adesão à tecnologia e à terapêutica. Ensaios clínicos com  TMNI mostraram baixas taxas de adesão continuada a estes dispositivos, sendo esta uma barreira fundamental. A investigação de estratégias de aceitação da tecnologia e de adesão terapêutica é crucial e constitui o objetivo deste projeto.

Desenvolveremos dois tipos de estratégias: tecnológicas e comportamentais. O suporte de TMNI da IC será um smartphone. Avaliaremos o impacto do sistema na adesão à terapêutica e à tecnologia, na qualidade de vida e em objectivos clínicos relevantes (soft endpoints) através de um ensaio clínico. Incluirá doentes seguidos por uma equipa multidisciplinar de IC, sendo aleatorizados para 2 grupos: um, de controlo, manterá os cuidados de saúde habituais (standard of care) e o segundo utilizará adicionalmente um sistema de TMNI durante 12 meses. Participarão 4 centros hospitalares do Norte de Portugal.

O estudo permitirá compreender melhor os condicionantes da adesão à tecnologia e à terapêutica, contribuindo para ultrapassar uma das principais barreiras ao sucesso da TMNI na IC e criando assim condições para que (tal como demostrado para a TMI) também a TMNI possa reduzir os internamentos por IC.

As entidades participantes, U.Porto (Medicina e Psicologia) e Fraunhofer, cooperam desde 2015 na investigação da TMNI na IC, tendo desenvolvido o Smart System for the management of Heart Failure in older adults (SmartBEAT) e prosseguido com uma solução mais integrada de TMNI no Projeto Deus ex Machina. O SmartBEAT constituirá a base tecnológica do AdHeart. As novas soluções comportamentais e tecnológicas que desenvolveremos irão contribuir para a melhoria da solução integrada de TMNI, que designaremos de SmartBEAT Plus. A continuidade desta cooperação é assumida no presente projeto e é assegurada pela participação de todas as entidades em todas as fases do estudo, contribuindo assim para a coerência e continuidade do programa proposto.

Entidade Financiadora

FCT e POR NORTE

Montante global

239.883,06€

Montante CINTESIS

187.217,90€

Referência

NORTE-01-0145-FEDER-032069

Duração

01/11/2019 a 31/10/2022 ( 36 meses )

Parceiros

Fraunhofer Portugal e FPCEUP

Investigadores CINTESIS envolvidos

José Silva Cardoso (PI), Lia Fernandes, Nuno Borges, Luís Azevedo, Sónia Martins, Roberto Pinto, Carla Sousa, Alexandra Sousa, Aurora Abreu