Project Description
CLIKODE
O CLIKODE – Processamento Automático de Codificação Clínica, (3I) Inovação, Investigação de modelos de IA em Internamento para codificação de Procedimentos e Diagnósticos é um projeto no valor de quase 300 mil euros que tem como beneficiários o Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE (CHUSJ), líder do projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o CINTESIS.
Abstract
A execução da operação permitirá automatizar a codificação clínica de procedimentos e diagnósticos utilizando técnicas de Inteligência Artificial, com desenvolvimento de um Motor de Aprendizagem baseado em processamento de linguagem natural de textos clínicos não estruturados para apoio à classificação ICD-10-PCS. O projeto terá como contexto a produção do CHUSJ e a validação científica da FMUP.
Objetivos:
Os objetivos do projeto estão claramente definidos, com foco para:
- Geração automática de diagnósticos e procedimentos do sistema de classificação ICD10, com base nos textos clínicos;
- Garantir que o processo de codificação permanece atualizado ao longo do tempo;
- Aumentar a qualidade da codificação, i.e., aumentar o número médio de procedimentos e diagnósticos codificados;
- Reduzir a estrutura de acompanhamento (tempo e número de atividades realizadas) dedicada ao processo de codificação, com elevado impacto sobre o número de recursos humanos dedicados ao processo em causa.
Entidade Financiadora
POCI – FSE no âmbito do SATDAP-Capacitação da Administração Pública
Montante global
297.897,74 €
Montante CINTESIS
52.897,70 €
Referência
POCI-05-5762-FSE-000230
Duração
De 07/01/2020 a 21/12/2022
Investigadores CINTESIS envolvidos
Alberto Freitas, Pedro Rodrigues, Ricardo Correia, Fernando Lopes
Beneficiários
Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE (CHUSJ), líder do projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).