Tânia Lourenço é investigadora integrada do CINTESIS, pertencendo ao grupo de investigação NursID – Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem, da Linha Temática (LT1) – Medicina Preventiva & Desafios Societais.
Licenciou-se em 2004 pela Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no Funchal (Madeira), tendo realizado pós-graduação em Filosofia-Bioética, pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, mestrado e doutoramento em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, em 2006, 2010, 2011 e 2019, respetivamente. Exerceu atividade como enfermeira no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Foi membro dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros no mandado 2012-15. É autora de manuais e de várias publicações na área da Enfermagem.
É professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, onde é membro do Conselho Técnico-Científico e coordenadora da pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.