A equipa vencedora da edição de 2020 do Innovation day (i-day) vai ter oportunidade de desenvolver, em parceria com o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, as próximas fases desta tecnologia e ter mentoria tecnológica e ao nível do desenvolvimento de negócios, no valor de 2500 euros.
O evento, promovido pelo EIT Health Hub U.Porto, em parecia com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), decorreu no passado mês de outubro, na U.Porto. O objetivo é fomentar o empreendedorismo na área da saúde, ao colocar estudantes de áreas multidisciplinares a criarem soluções inovadoras para problemas de saúde na Europa.
Composta por Gabriela Correia, Benedita Viana e Francisco Pêgo, estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a equipa propôs “a criação de uma aplicação que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a encontrarem instituições de apoio, mapeia locais com facilidade de acesso e fomenta uma vida ativa, através de um fórum e de programas de mentoria”.
Houve também uma menção honrosa para a equipa da Noémi Nogueira, Diogo Santos e Miguel Pereira, pelo desenvolvimento de uma aplicação que permite recolher dados sobre o estado emocional de alunos do 2º e 3º ciclo, de modo a prevenir situações de bullying e a incentivar a desmistificação da saúde mental entre os adolescentes.
Os participantes desenvolveram, ao longo deste evento integrado no What Else, soluções para diversos problemas que identificaram, como obesidade infantil, burnout dos profissionais de saúde, saúde mental e acessos a pessoas com mobilidade reduzida.
Para além do prémio, os estudantes tiveram também formação em design thinking e sobre como fazer um pitch. O desenvolvimento de soft skills foi também apontado como um dos pontos altos do evento, especialmente na capacitação de trabalho em equipa e gestão de tempo.