Realiza-se nesta quinta-feira, dia 11 de março, o 1º Fórum “Lisboa Liga-te”, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Mental de Lisboa, desenvolvido por um grupo de trabalho do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da Câmara Municipal de Lisboa, com a Direção-Geral da Saúde e o Programa Nacional para a Saúde Mental.
O tema deste primeiro fórum será “O que Sustenta a Saúde Mental LGBTI+”. Está prevista a participação de responsáveis da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, ILGA, Casa Qui, Associação AMPLOS e TransMissão – Associação Trans e Não Binária.
A transmissão será feita em direto, no canal do Youtube da Câmara Municipal de Lisboa, entre as 17h00 e as 18h30.
Esta iniciativa decorre da elaboração do Programa “Lisboa Liga-te”, que fez a avaliação das necessidades, planificou e desenhou a estratégia do município na área da Saúde Mental.
Pedro Machado dos Santos, investigador do CINTESIS/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – ICBAS, esteve na coordenação deste programa municipal, que será o primeiro do género em Portugal.
Sabe-se que as perturbações mentais são uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo e um dos maiores problemas de saúde pública. Em Portugal, a sua prevalência atinge os 22%, com as perturbações de ansiedade à frente (16,5%), seguidas das perturbações do humor (7,9%).