Rui Nunes, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), recebeu a Medalha de Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP).
A medalha foi entregue numa cerimónia oficial que decorreu no passado dia 10 de maio, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra, que contou com a presença do presidente, Duarte Nuno Vieira
Fundada em 1991 pela centenária Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, a Academia Nacional de Medicina de Portugal “congrega académicos e outros profissionais com o intuito de debater questões pertinentes à Medicina nacional e internacional”.
Rui Nunes licenciou-se em Medicina pela FMUP em 1985, tendo obtido o grau de Doutor em Bioética em 2002, e, mais tarde, os títulos de Agregado em Sociologia Médica e de Agregado em Bioética. É Professor Catedrático da FMUP, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, membro do Conselho Médico-Legal (Ministério da Justiça), membro da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal, do Conselho de Ética dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Universitário São João, e foi avaliador do Centro de Estudos Judiciários. Recebeu vários prémios a nível nacional e internacional. Tem-se destacado publicamente pela defesa de determinadas causas sociais de que se salienta a proposta de legalização do testamento vital (2006), de realização de um referendo à eutanásia (2007) e mais recentemente a proposta à UNESCO de uma Declaração Universal de Igualdade de Género.