O projeto ConectAR, desenvolvido por investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, foi responsável pelo lançamento da versão portuguesa do Programa Europeu do Doente Embaixador da European Lung Foundation.
Na sequência do trabalho desenvolvido por investigadores do CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em conjunto com doentes, o Programa Europeu do Doente Embaixador passa a estar disponível, pela primeira vez, na língua portuguesa, tornando-se acessível aos portugueses e a todos os países que falam a língua. O lançamento foi já tornado oficial pela Fundação, através do seu site oficial e das redes sociais.
De acordo com Cristina Jácome e Ana Sá Sousa, este programa é um curso online, interativo e gratuito que ajuda as pessoas com doença crónica e seus cuidadores a ganharem competências básicas e conhecimentos necessários para serem embaixadores efetivos nesta área”.
Composto por oito módulos, este programa permite também que os doentes e cuidadores se sintam mais empoderados e possam representar-se e representar outros com sucesso, designadamente no âmbito dos cuidados de saúde, procurando uma melhoria dos mesmos.
Os módulos permitem igualmente melhorar a informação e a sensibilização, a influenciar as políticas de saúde e as leis e a apoiar projetos de investigação e desenvolvimento, inclusive a nível internacional.
Atualmente, o programa da European Lung Foundation está disponível em sete línguas: inglês, alemão, francês, holandês, italiano, espanhol e, finalmente, em português. O acesso deve ser feito aqui.
O ConectAR – Collaborative research network: Advancing patient and public involvement in Respiratory and Digital Health é “uma rede colaborativa onde pessoas com doenças respiratórias, os seus cuidadores e cidadãos são envolvidos como co-investigadores nos projetos de investigação clínica e de saúde digital. É uma iniciativa pioneira em Portugal e procura criar soluções que vão de encontro às necessidades reais das pessoas com doença respiratória”.