A investigadora Andreia Teixeira, do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, será a primeira oradora do ciclo “À Conversa com…”, que se realizará no próximo dia 26 de junho, a partir das 10 horas, na Biblioteca do MEDCIDS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A entrada é livre.
“Não é uma aula. Não é um seminário. Não é um workshop. É uma conversa informal, onde se pretende apresentar problemas, partilhar dúvidas, trocar experiências”, explica Cristina Costa Santos, a responsável deste evento.
O mote para a conversa é: “Como incorporar a variabilidade entre observadores nas medidas de validação de testes de diagnóstico: uma abordagem”.
Como explica Andreia Teixeira, “não existe consenso sobre qual o método estatístico mais apropriado para medir concordância entre diferentes observadores”. De facto, uma baixa concordância entre observadores, algo que acontece frequentemente em testes de diagnóstico, “pode provocar grandes discrepâncias nas estimativas de sensibilidade e especificidade em testes de validade”. A questão é: “Como contornar este problema?”
O ciclo “À Conversa com…” integra-se na atividade do grupo de investigação do BioData – Bioestatística e Análise Inteligente de Dados, que tem Cristina Costa Santos como investigadora principal.