O estudo mINSPIRERS na Medicina Geral Familiar, integrado no projeto INSPIRERS (CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde) irá arrancar oficialmente no próximo sábado, dia 30 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Neste “Kick off Meeting”, João Fonseca, investigador responsável do projeto e professor da FMUP, irá falar sobre a adesão da terapêutica inalada em Portugal. Rute Almeida irá apresentar a aplicação InspirerMundi (app desenvolvida pela MEDIDA/CINTESIS e já disponível para download na PlayStore) e Cristina Jácome irá explicar como irá decorrer o estudo mINSPIRERS nos Cuidados de Saúde Primários.
Este estudo, centrado na exequibilidade da app InspirerMundi, contará com a participação de médicos de Medicina Geral e Familiar de diferentes Unidades de Cuidados Primários (UCP) do Norte e do Centro do país, cujos doentes com asma persistente deverão ser avaliados e convidados a utilizar esta aplicação, desde que cumpram os critérios de inclusão (incluindo idade e tratamento com medicação de controlo inalada para a asma).
A InspirerMundi é uma aplicação móvel que pretende transformar a adesão à medicação inalada numa experiência positiva para a pessoa com asma, através de gamificação, suporte social e verificação da adesão ao tratamento, utilizando, para isso, a câmara do smartphone.
As inscrições para o evento podem ser feitas aqui. Os médicos interessados em participar neste estudo poderão também solicitar informações através do email inspirermundi@gmail.com.