O CINTESIS vai participar no Encontro Ciência 2019, que irá decorrer entre os dias 8 e 10 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa.
Este ano, o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviço de Saúde irá apresentar três comunicações orais e cerca de uma dezena de pósteres científicos. Os oradores são Inês Dutra (CINTESIS/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), José Miguel Padilha (CINTESIS/Escola Superior de Enfermagem do Porto) e Paulo Santos (CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).
A inteligência artificial será o tema da comunicação que Inês Dutra irá levar ao Encontro Ciência 2019. A investigadora irá mostrar de que modo o seu grupo tem aplicado a inteligência artificial na área da saúde, com benefícios para aos doentes e para os profissionais de saúde/prestadores de cuidados.
José Miguel Padilha irá falar sobre o Ecare-COPD, um programa inovador na educação em Enfermagem cujo objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Esta doença respiratória é uma das principais causas de morte a nível mundial.
Já Paulo Santos irá direcionar a sua intervenção para a importância da literacia em saúde e o resultado das intervenções em saúde, particularmente a nível da prevenção. Esta é uma área a que o investigador se tem dedicado, sendo o mentor e coordenador de uma plataforma web (METIS) que está acessível a toda a população.
Quanto aos pósteres científicos, abarcam diversas áreas de investigação desenvolvidas pelos investigadores do CINTESIS, tais como os resultados de trabalhos recentes em Microbiologia, o papel do psicólogo na morte antecipada, a supervisão clínica em Enfermagem, a agitação nos idosos, o ensino da ética e a competência moral a estudantes, as preocupações reprodutivas das mulheres jovens com cancro ou a gestão da dor pós-operatória, entre outras.
Tendo o Reino Unido como país convidado, o Encontro Ciência 2019 destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Segundo a Comissária Zita Martins, o objetivo é estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.
O Encontro Ciência 2019 é promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.