Maria da Assunção Matos
Maria da Assunção Matos
OrcidAuthenticus

Grupo de Investigação: AgeingC: Envelhecimento
Linha de Investigação: LT1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais
Polo: Universidade de Aveiro
Áreas de Investigação: Terapia da Fala, Disfagia, Afasia

Atualizado a 09/02/2018

Maria da Assunção Coelho de Matos é investigadora integrada doutorada do CINTESIS, no grupo de investigação AgeingC – Envelhecimento, na Linha Temática (LT1) Medicina Preventiva & Desafios Societais.

É especialista em Terapia da Fala. Fez formação na Escola Superior de Saúde de Alcoitão e, mais tarde, a licenciatura na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (2001). Doutorou-se em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Universidade de Aveiro, em 2012. Fez pós-graduações em “Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas” (Centro EPAP) e em “Perturbações da Deglutição” (European Society of Swallowing Disorders – ESSD)

Foi responsável pelo projeto “ABC – Assisting Better Communication”, na Universidade de Aveiro, financiado pelo Erasmus+. Foi cofundadora da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. É Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Tem publicado capítulos de livros e artigos científicos nas suas principais áreas de investigação.