Uma equipa de investigadores do CINTESIS/NOVA Medical School venceu a mais recente edição dos Prémios Viver Saudável, com o “Projeto do ano na área da Nutrição Clínica”.
O projeto premiado intitula-se “Intermittent energy restriction ameliorates adipose tissue-associated inflammation in adults with obesity: a randomised controlled trial”, integrando-se na tese de Mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo de Inês Castela e tendo como investigadora principal Diana Teixeira, ambas do CINTESIS/NOVA Medical School.
De acordo com a notícia publicada pela NOVA Medical School, “os resultados deste trabalho demonstraram que, após 12 semanas de intervenção, ambas as intervenções com restrição energética intermitente ou contínua, planeadas com a mesma percentagem de restrição energética, foram igualmente eficazes na perda de peso em adultos com obesidade (IMC > 35 kg/m2)”.
Adicionalmente, “a intervenção com restrição energética intermitente resultou em melhorias significativas na redução da resistência à insulina e da inflamação associadas à obesidade, em comparação com a intervenção com restrição energética contínua”.
Os resultados têm “potencial para otimizar a intervenção personalizada no tratamento da obesidade”.
Os Prémios “Viver Saudável” são organizados pela Revista “Viver Saudável”.