Abel Nicolau, investigador integrado do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE), integra a Comissão Instaladora do novo Colégio da Especialidade de Engenharia Biomédica da Ordem dos Engenheiros.
A cerimónia de tomada de posse decorreu no dia 8 de fevereiro, na sede nacional da Ordem dos Engenheiros, numa cerimónia presidida pelo seu Bastonário Fernando de Almeida Santos.
Ao integrar esta Comissão, Abel Nicolau passa a fazer parte de um grupo de elementos da Ordem dos Engenheiros que irão dinamizar a nova especialidade, que se junta, assim, aos 12 Colégios de Especialidade já existentes.
O seu objetivo, na Comissão Instaladora, será “responder a todas as exigências e requisitos para definição do novo Colégio de Engenharia Biomédica, nomeadamente através da definição clara dos Atos de Engenharia, da promoção da adesão de mais colegas à Ordem dos Engenheiros, da interação constante com os estudantes e da garantia de iniciativas que visem a dignificação da profissão.
O novo Colégio irá permitir à Ordem dos Engenheiros “um novo papel preponderante na área da Saúde, em Portugal e no mundo. Desde a influência no desenvolvimento e validação de dispositivos médicos, passando pela regulamentação dos dados em saúde (incluindo privacidade e cibersegurança), até à gestão de unidades de saúde, são diversas as áreas de intervenção onde a Ordem poderá ser tida em consideração”.
De acordo com Abel Nicolau, “as áreas de especialização de Engenharia Biomédica incluem “Engenharia Clínica e Gestão”, “Imagiologia e Física Médica”, “Robótica e Instrumentação Biomédica”, “Informática Médica e Saúde Digital”, “Biotecnologia, Biomateriais e Engenharia Genética” e “Reabilitação e Biomecânica”. Esta multidisciplinaridade permite ao Engenheiro Biomédico desempenhar funções em hospitais e clínicas (administração hospitalar e engenharia clínica), indústrias e empresas da área médica (elaboração e desenvolvimento de novos equipamentos) e universidades e laboratórios (investigação)”.
Com formação em Bioengenharia – Engenharia Biomédica, Abel Nicolau é investigador integrado do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE) desde 2018. É também coordenador e técnico de simulação do Centro de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), além de estudante de doutoramento da FMUP, no Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS).