O CINTESIS@RISE, juntamente com a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e com a Universidade Católica Portuguesa, está a desenvolver um estudo com o objetivo de avaliar os níveis de literacia em saúde mental na população adulta portuguesa.
Este trabalho conjunto inclui a realização de um questionário online, ao qual poderão responder todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residam em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas da Madeira ou dos Açores.
Os participantes deverão responder a algumas questões sobre aspetos relacionados com a saúde mental, como, por exemplo, o que pensam sobre este tipo de problemas e que recursos existem para ajudar as pessoas afetadas. O tempo médio de resposta é de 10 minutos.
Os investigadores explicam que os dados sobre os conhecimentos da população portuguesa em relação à saúde mental são “insuficientes” e acreditam que “avaliar estes conhecimentos (literacia em saúde mental) poderá contribuir para uma melhor definição de prioridades de prevenção e de intervenção nesta área”.
Para eventuais esclarecimentos, deverão ser contactados, através dos respetivos emails, o investigador principal do CINTESIS@RISE Carlos Sequeira ou Luísa Campos, professora da Católica.