Uma equipa do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da NOVA Medical School está a recrutar voluntários entre os 18 e os 70 anos, residentes em Lisboa, para participarem num ensaio clínico. A condição é que sofram de obstipação (mais conhecida por “prisão de ventre”).
Liderado pela especialista em Nutrição e Metabolismo do CINTESIS e subdiretora da NOVA Medical School, Conceição Calhau, este estudo tem como objetivo avaliar o efeito do consumo da água no funcionamento do intestino, assim como avaliar de que modo este alimento influencia a microbiota intestinal (microrganismos presentes no intestino).
Os participantes terão de se deslocar seis vezes à NOVA Medical School (Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa) para recolha dos seus dados antropométricos (peso e altura) e de amostras de urina e fezes, que serão sujeitas a análise laboratorial.
Além de terem a oportunidade de conhecer a sua microbiota intestinal, os voluntários poderão contribuir para aumentar o conhecimento nesta área.
“Este estudo irá fornecer informação sobre a obstipação funcional na população em geral, sendo que os resultados do estudo irão contribuir para maiores desenvolvimentos no conhecimento científico desta condição”, explicam os investigadores.
Os interessados em participar voluntariamente neste estudo, cuja duração prevista é de cinco semanas, só terão de enviar um email para estudo.aguas@nms.unl.pt.